A Inglaterra teve de sofrer, na quinta-feira, para continuar a defesa do título do campeonato da Europa feminino de futebol, mas eliminou a Suécia no desempate por grandes penalidades, após um empate a duas bolas.

No tempo regulamentar, dois golos em dois minutos das inglesas anularam a vantagem sólida que as suecas construíram no primeiro tempo, primeiro por Asllani, logo aos dois minutos, e depois por Blackstenius, aos 25.

As comandadas de Sarina Wiegman anularam o trabalho da avançada do Arsenal, que assistiu o primeiro e marcou o segundo, em dois minutos, com tentos de Lucy Bronze, de cabeça aos 79, e da substituta Michelle Agyemang, aos 81.

Os dois golos surgiram de cruzamentos de Chloe Kelly, que Wiegman lançou para mudar o jogo e impedir uma primeira eliminação antes das meias-finais de um grande torneio para as inglesas desde 2013.

Prolongamento não desatou o nó

O prolongamento não separou as duas formações, 'forçadas' ao desempate nos penáltis.

No Estádio Letzigrund, em Zurique, os remates da marca de 11 metros transformaram-se num 'festival' de bolas falhadas e outras defendidas pelas guarda-redes, Falk com quatro paradas para as suecas e Hampton duas para as inglesas, mas imperou a campeã em título, após Holmberg falhar quando Bronze tinha convertido o anterior, ao cabo de 14 tentativas.

As campeãs em título evitaram uma saída prematura e vão agora bater-se com a Itália, que eliminou a Noruega (2-1) na quarta-feira, por um lugar na final, na próxima terça-feira em Genebra.

Na sexta-feira, a campeã do mundo Espanha defronta a Suíça, com o quadro das semifinalistas a ficar completo no sábado, com o embate entre França e Alemanha.

Com Lusa