O incêndio que deflagrou esta quinta-feira numa fábrica de sucata em Vila Nova de Gaia já foi dado como dominado, adiantou à agência Lusa pelas 22:20 fonte dos Sapadores, sublinhando que os meios vão continuar no local em trabalhos de rescaldo.

"Pontos sensíveis e pontos críticos não temos nada, já conseguimos delimitar em todo o perímetro com as máquinas [da empresa], para que o incêndio não se propague para mais lado nenhum", detalhou José Viana, segundo comandante dos Sapadores de Vila Nova de Gaia.

Pelo menos quatro bombeiros ficaram feridos sem gravidade, mas tiveram de receber assistência médica. Um outro funcionário da empresa também ficou ferido.

A nuvem de fumo era vista a quilómetros de distância durante a tarde, relatou Márcia Silva Gonçalves, jornalista da SIC no local.

Em 15 anos, este é o terceiro incêndio de grandes dimensões nesta sucata, disse fonte próxima da empresa à SIC.

"No amontoado de sucata temos de tudo: pneus, carros em fim de vida, material de inox, cobre, alumínio. Todo o tipo de materiais recolhido pela empresa para depois ir para a reciclagem", descreve a jornalista da SIC.

De acordo com o site da Proteção Civil, pelas 23:25 estavam no combate às chamas 112 operacionais, apoiados por 43 viaturas.

O alerta para as autoridades foi dado às 14:54.

[Artigo atualizado pela última vez às 23:30]