
O vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Bruno Pereira, anunciou hoje, após a reunião de semanal da vereação, a abertura do 'Prémio Literário Cidade do Funchal, Edmundo Bettencourt”'. Este galardão tem como objectivo "estimular a criação de obras literárias em língua portuguesa, no género prosa, com um valor pecuniário de 5 mil euros", revelou o autarca.
O concurso contará com um júri constituído por cinco elementos e terá dois prazos definidos: um para a apresentação das obras e outro destinado à análise por parte do júri, culminando com a apresentação dos resultados.
Bruno Pereira sublinhou que a data a reter é o período de entrega das obras, que decorrerá de 1 a 30 de Setembro, ao que apela à participação de todos os cidadãos interessados em apresentar as suas obras literárias em prosa.
O vice-presidente da autarquia destacou ainda, entre as deliberações da reunião de câmara desta quinta-feira, a adjudicação da empreitada de ampliação do Caminho Agrícola do Granel, na freguesia de Santo António. A obra está estimada em 1 milhão e 100 mil euros e tem um prazo de execução de 540 dias (correspondendo a um ano e meio).
Conforme adiantou Bruno Pereira trata-se de uma "intervenção de elevada importância, pois estabelece uma ligação horizontal entre dois lombos com acessos verticais da freguesia, numa extensão considerável de cerca de 1 quilómetro". "Esta obra permitirá servir as habitações e as famílias, mas também os terrenos agrícolas que se encontram na zona de produção, bem como dotar todos esses prédios de rede de águas residuais. É, por isso, uma obra muito reivindicada pela população, que a Câmara irá agora lançar”, reforçou.
Nesta reunião de Câmara foi ainda deliberado um voto de pesar a José Alberto Cardoso, "personalidade que dedicou a sua vida ao desenvolvimento do sector turístico na Região, tendo uma carreira de grande mérito no meio empresarial, em particular na indústria do turismo, bem como na Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) e na Associação de Promoção da Madeira", salientou o vice-presidente.