
Os meses de junho a setembro são ansiosamente aguardados para as tradicionais férias de verão. Mais longas para os jovens estudantes, mais curtas para quem trabalha, mas geralmente ansiadas pela maioria. A Escolha do Consumidor realizou um estudo junto de mais de 850 pessoas, maiores de idade, de Norte a Sul do país, para perceber quais os destinos, os gastos e outros critérios valorizados pelos portugueses nas férias de verão.
Época de férias letivas, o verão é também por isso o período privilegiado para as férias das famílias com filhos em idade escolar. Neste período, 44% indica que viaja durante os meses de junho e setembro, superando a época alta de julho e agosto (30%).
No estudo da Escolha do Consumidor, 61% dos inquiridos prefere viajar em família nas férias, 19% opta pelas viagens em casal e 9% viaja sozinho ou com amigos.
Praias surgem no topo das preferências
As praias e destinos costeiros estão no topo das preferências (28%). Depois surge o turismo cultural, com visitas a cidades históricas e museus (17%). Experiências relacionadas com natureza e aventura ocupam o terceiro lugar (15%), logo seguido do turismo rural (10%) e resorts ou pacotes "tudo incluído" (10%).
Contudo, na hora de escolher o destino de férias o preço é o fator decisivo para 28%. Segue-se o clima e a segurança (22% a 16%) e outros aspetos como a acessibilidade e a distância (13%), as experiências locais e a gastronomia (9%) e a reputação ou recomendações (7%) também pesam na decisão final.
Maioria pensa gastar entre 500€ a 1.000€
O orçamento para as férias de verão este ano está sensivelmente igual a 2024 para 49% dos inquiridos. Já 24% dos entrevistados espera gastar menos e 17% acredita que vai gastar mais este ano
As estimativas de gastos variam bastante, 38% gasta entre 500€ a 1.000€ em viagens. Cerca de 26% prevê gastar entre 1.000€ a 2.000€ e 16% pretende gastar menos de 500€. Para 15% gastos ultrapassam os 2.000€.
Férias planeadas com tempo
A maioria dos portugueses (49%) começa a planear as férias com três a seis meses de antecedência. Para 25%, o planeamento é feito com mais de seis meses de antecedência e 16% organiza a viagem entre um a dois meses antes.
Apenas 5% deixa esta preparação para menos de um mês e outros 5% planeia de maneira espontânea ou em cima da hora.
Quando à marcação, 47% recorre a plataformas online como Booking ou Airbnb. As agências de viagem físicas ainda são utilizadas por 22% dos participantes, contudo 15% prefere marcar diretamente com os alojamentos.
Relaxar e descansar é o objetivo das férias para 31%, enquanto 26% querem visitar os pontos turísticos e 16% explorar a gastronomia local. Atividades culturais, desportivas, compras e vida noturna são aspetos menos valorizados.
Este questionário foi respondido por 856 portugueses, 52% do sexo masculino e 48% do feminino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: as faixas etárias de 18 a 25 anos e de 26 a 34 anos representam cada uma 13% dos participantes, 18% tem entre 35 a 44 anos e consumidores a partir dos 45 anos corresponde a 56%. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (39%), Centro (20%), região do Norte (17%), Grande Porto (14%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país. A ConsumerChoice é plenamente e unicamente responsável pela integridade e precisão dos dados obtidos.