
Tem um nome estranho - ACM Design de Sistemas Interactivos 2025 – mas pode vir a ter um papel importante na criação de ideias e projectos que, futuramente, poderão ser importantes na sustentabilidade dos oceanos e, quiçá, do futuro da Madeira, nós que estamos rodeados de mar e temos nesta mais-valia um ‘trunfo’ de futuro.
Desde ontem, quando terão começado a chegar, até quarta-feira, dia 9 de Julho, mas com os trabalhos a iniciarem-se hoje, no Centro de Congressos da Madeira. São muitos oradores, muitos ‘papers’ que vão ser apresentados, muitas ideias trocadas e muitos projectos conhecidos na Conferência sobre Design de Sistemas Interativos, que traz ao Funchal vários especialistas de diferentes países, desde o Reino Unido ao Canadá, da China aos Estados Unidos da América, da Dinamarca à Alemanha, da Suíça à Austrália e, claro, de Portugal entre outros. Da lista de presenças, contam-se mais de 1.300 participantes.
Embora as apresentações não sejam especificamente para ser sobre a sustentabilidade dos oceanos a organização incentivou a que tal acontecesse. As apresentações devem abordar uma das cinco áreas de contribuição da organização: Computação Crítica e Teoria do Design, Métodos e Processos de Design, Artefactos e Sistemas, Pesquisa através do Design e Inteligência Artificial e Design. “os envios relacionados ao tema da conferência "Projectando para um Oceano Sustentável’ ou que promovam a reconsideração do papel do DIS (Designing Interactive Systems) na construção de um mundo mais sustentável são particularmente bem-vindos”, incentivavam.
Os presidentes da conferência são Valentina Nisi e Nuno Jardim Nunes (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), sendo que o comité do programa técnico é composto por Ian Oakley (KAIST), Qian Yang (Universidade Cornell) e Clement Zheng (Universidade Nacional de Singapura). Os presidentes locais são Cintia França (Universidade da Madeira) e Paulo Bala (Universidade de Lisboa).
Outros assuntos em agenda
08h45 às 10h00 - 45.ª Corrida do Dia da Região, na freguesia da Sé
09h00 às 18h00 - O segundo dia da 40.ª edição das ‘24 Horas a Bailar’, em Santana
10h30 - JPP realiza acção política com a porta-voz Fátima Aveiro, no Miradouro da Nazaré, Rua Estados Unidos da América, junto ao Hotel Madeira Panorâmico, Funchal.
12h00 - Gouveia e Melo visita o Porto Santo e, em especial a Central Dessalinizadora
13h00 - Termina a 17.ª edição do troféu Inocêncio de Freitas, organizado pelo Clube de Ténis do Funchal, com a entrega de prémios no Restaurante Jardins da Quinta Magnólia
14h30 - PAN Madeira apresenta as candidaturas às Autárquicas 2025, contando com a presença da porta-voz nacional, Inês Sousa Real, na sede do partido na RAM, à Rua Nova da Quinta Leão, n°2
15h00 - Festa de São José no Arco de São Jorge, com concertos pela Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima, pelas 15h30 com eucaristia solene em honra de São José, seguida da habitual procissão, pelas 17h00 com a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Santo Estêvão de Galés, pelas 17h30 com concertos pela Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima, pelas 19h00 com animador Jorge Canha e pelas 22h00 com o cantor Octávio Freitas
16h00 - 40.ª edição da Expomadeira, com visita oficial da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, pelas 18h00 às 20h00 com o Grupo Teatro Bolo do Caco e os ‘Cozinheiros Gigantes’ (espectáculo itinerante no recinto), pelas 20h00 com espectáculo da Associação de Fadistas da Madeira (Bar AFM), pelas 21h00 com Sandra Dória Duo na Praça da Restauração
19h00 – Um espectáculo do Funchal Jazz 2025 de Bruno Santos & As Pérolas do Atlântico, no Jardim Municipal
Efemérides
Estes são os principais acontecimentos neste mesmo dia 6 de Julho de 2025, ocorridos na História:
1535 - Morre, aos 57 anos, o humanista inglês Sir Thomas More, autor de "Utopia", condenado à morte pelos tribunais de Henrique VIII de Inglaterra.
1809 - O Papa Pio VII é preso pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte, e levado para França. Apenas em 1814 regressará a Roma.
1854 - Realiza-se a primeira reunião do Partido Republicano dos Estados Unidos.
1885 - O cientista francês Louis Pasteur vacinou inocula a primeira vacina bem-sucedida contra a raiva, num rapaz de nove anos mordido por um cão.
1898 - Nasce o compositor alemão Hanns Eisler.
1907 - Nasce a pintora mexicana Frida Kahlo.
1917 - Grande Guerra 1914-1918. Forças árabes comandadas por TE Lawrence tomam o porto de Aqaba aos turcos.
1919 - Primeira travessia do Oceano Atlântico por um dirigível de fabrico britânico. Cumpriria ainda a viagem de regresso ao Reino Unido.
1922 - No Brasil, ocorre a Revolta dos Tenentes, comandada por Sequeira Campos, contra as situações de privilégio de políticos e dos donos das plantações de café.
1923 - É constituída a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e consagrado Lenine como líder, com a aprovação da Constituição Federal e do órgão supremo, o Congresso dos Sovietes.
1929 - Estreia, em Paris, o primeiro filme de Luis Buñuel e Salvador Dalí "Um Cão Andaluz".
1935 - Nasce o tibetano Bstan-'dzin-rgya-mtsho, ou Tenzin Gyatso, 14.º Dalai Lama.
1945 - A Nicarágua é o primeiro país do mundo a aceitar, oficialmente, a Carta das Nações Unidas.
1962 - Morre, aos 64 anos, o escritor norte-americano William Faulkner, autor de "O Som e a Fúria" e "Luz em Agosto", Prémio Nobel da Literatura em 1949.
1964 - A Niassalândia, protetorado britânico desde 1891, proclama a independência com nome do Malawi.
1966 - O Malawi torna-se uma República.
1970 - Guerra Colonial. Operação Nó Górdio. Assalto das tropas portuguesas à Base Gungunhana, da Frelimo, no planalto central de Moçambique, concebida por Kaúlza de Arriaga. Morrem dezenas de pessoas e centenas ficam feridas. A guerra aumenta de intensidade no Norte e alastra em direção a Sul.
1971 - Morre, com 69 anos, o compositor e músico de jazz norte-americano Louis Armstrong, "Scatchmo".
1972 - Oposição do Parlamento chileno à proposta de revisão constitucional apresentada pelo Presidente Salvador Allende.
1975 - O Presidente Ahmed Abdallah declara a independência das Ilhas Comores.
1976 - São divulgados os resultados finais das eleições presidenciais em Portugal, garantindo a eleição de António Ramalho Eanes, com 61,59 por cento dos votos.
1983 - O Parlamento português aprova, por maioria, a autorização legislativa que permite abrir os setores da banca, dos seguros, dos adubos e dos cimentos à iniciativa privada.
- A administração e os representantes dos trabalhadores da Lisnave assinam o protocolo que prevê o estabelecimento da "paz laboral" na empresa durante três meses.
1988 - Acácio da Silva vence a quarta etapa da Volta a França em bicicleta (Le Mans -- Évreux).
1989 - O líder da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) Mikhail Gorbatchev declara, perante o Conselho Europeu, que Moscovo não interferirá nas decisões políticas tomadas pelos diferentes países de Leste.
1992 - A Comissão Europeia concede a Angola um auxílio de 360 mil contos para o apoio logístico do processo eleitoral, nomeadamente, a realização do recenseamento em todas as províncias angolanas.
1997 - São exumados os possíveis restos mortais de Ernesto "Che" Guevara, descobertos numa vala comum, em Vallegrande, sudeste da Bolivia.
- O veículo robótico Sojourner, transportado até Marte pela sonda norte-americana Mars Pathfinder, inicia a recolha de imagens do planeta.
1999 - Morre, com 97 anos, o compositor espanhol Joaquín Rodrigo, autor do "Concerto de Aranjuez", para guitarra e orquestra.
2002 - É assassinado um dos três vice-presidentes e ministro das Obras Públicas do Afeganistão, Haji Abdul Qadir, um dos principais líderes da Aliança do Norte, e membro da etnia Pastun.
- Morre, com 72 anos, o cineasta norte-americano John Frankenheimer, realizador de "O Homem de Alcatraz" e "The French Connection".
2003 - A Organização das Nações Unidas (ONU) aprova o primeiro Código Penal para Kosovo, que tecnicamente integra a Sérvia/Montenegro, e é administrado pela ONU desde junho de 1999.
- O Partido Revolucionário Institucional liderado por Roberto Madrazo, que perdera a Presidência mexicana depois de 71 anos no poder, obtém a maioria nas eleições parlamentares.
- O tenista suíço Roger Federer vence 1.º torneio Grand Slam inglês de Wimbledon, em Londres.
2004 - Morre, com 71 anos, o Presidente austríaco Thomas Klestil, dois dias antes da conclusão do seu mandato presidencial.
2005 - Morre, aos 91 anos, o escritor francês Claude Simon, Prémio Nobel da Literatura em 1985, nome chave do "nouveau roman" (novo romance).
- Morre, com 78 anos, Evan Hunter ou Ed McBain, pseudónimos de Salvatore Albert Lombino, escritor norte-americano, autor de "Sementes de Violência".
2006 - É aprovada a Lei de Bases do Desporto.
- O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que altera o Código de Procedimento e de Processo Tributário para o acesso a elementos protegidos pelo sigilo bancário para instrução de reclamação graciosa.
2007 - Acordo Ibero-americano de Segurança Social. Portugal e mais 16 países ibero-americanos assinam, em Iquique, no Chile, um acordo multilateral que garante a atribuição de pensões sociais a cerca de cinco milhões de trabalhadores emigrantes.
- Os primeiros Prémios Gulbenkian são atribuídos a Ângelo de Sousa (Arte), Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal (Beneficência), a Maria do Carmo Fonseca e Luís Barreira (Ciência) e ao Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual.
2008 - O tenista espanhol Rafael Nadal conquista o primeiro título em Wimbledon, ao vencer o suíço Roger Federer na final mais longa da história do torneio inglês de relva, terceira prova do Grand Slam, em Londres.
2009 - O Presidente norte-americano Barack Obama e o seu homólogo russo Dmitry Medvedev assinam, em Moscovo, um acordo preliminar para a redução dos respetivos stocks de armamento nuclear, marcando assim uma renovação das relações entre os dois países.
2010 - Morre, aos 89 anos, a escritora Matilde Rosa Araújo, autora do "Cantar da Tila", renovadora da literatura infantil, defensora dos direitos da criança e cofundadora em 1979 do Comité Português para a UNICEF. Licenciada em Filologia Românica, foi professora no ensino secundário.
- Morre, aos 74 anos, Jorge Humberto Fagundes, advogado de presos políticos durante a ditadura. Militou no MDP (Movimento Democrático Popular) e aderiu, em 1974, ao partido da esquerda radical PRP/BR (Partido Revolucionário do Proletariado), ao lado de Isabel do Carmo. Foi ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
- Morre, aos 60 anos, Simion Stanciu Syrinx, músico romeno especialista na flauta de pã, instrumento para que compôs e adaptou numerosas obras, e cuja música foi incluída pelo realizador francês Jean-Jacques Annaud em "A Guerra do Fogo" (1981).
2011 - Morre, aos 59 anos, Maria José Nogueira Pinto, advogada, deputada independente eleita pelas listas do PSD, antiga líder do CDS-PP e ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
2013 - Direções do PSD e CDS-PP reúnem-se num hotel de Lisboa. No final, Pedro Passos Coelho faz uma declaração em que anuncia um acordo entre os dois partidos para a manutenção da coligação. Paulo Portas continua no Governo, como vice-primeiro-ministro, com responsabilidades na coordenação económica, reforma do Estado e contacto com a "troika". Maria Luís Albuquerque mantém-se ministra das Finanças.
- O Prémio Nobel da Paz em 2005 Mohamed El Baradei é o novo primeiro-ministro do Egito, nomeado pelo Presidente interino, Adli Mansur.
- Algumas centenas de pessoas concentram-se junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, para pedir a demissão do Governo, num protesto promovido pela central sindical CGTP-IN.
2015 - O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, demite-se, depois do 'não' ter vencido no referendo nacional.
O Tribunal da Supervisão condena o Banco Privado Português a uma coima de dois milhões de euros, que suspende na totalidade por três anos visando a "proteção dos credores", nomeadamente dos clientes, e João Rendeiro ao pagamento de 1,5 milhões de euros.
2016 - O atleta olímpico e paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius é condenado a seis anos de prisão pelo homicídio da modelo Reeva Steenkamp.
- A seleção portuguesa de futebol vence o estreante País de Gales por 2 - 0, com golos de Cristiano Ronaldo e Nani, nas meias-finais do Euro 2016 e passa à final da competição, em Lyon, França.
- Cristiano Ronaldo iguala o francês Michel Platini com melhor marcador da história dos Europeus de futebol, ao apontar o seu nono tento, face ao País de Gales, nas meias-finais do Euro2016, em Lyon, França.
2017 - As bancadas da esquerda viabilizam, pela abstenção, um projeto de lei do CDS-PP pelos direitos das pessoas doentes em fim de vida.
- Morre, aos 89 anos, Pierre Henry, compositor francês e um dos pioneiros da eletroacústica e da música concreta, inventor de sons que integrava nas suas obras.
2018 - O ex-líder da seita japonesa Aum Shinrikyo (Verdade Suprema), Shoko Asahara, condenado à morte pelo ataque com gás sarin no metro de Tóquio em 1995, é executado.
- O Tribunal Provincial de Luanda absolve os jornalistas Rafael Marques e Mariano Brás, acusados de crimes de injúria e ultraje ao órgão de soberania, num processo movido pelo ex-procurador-geral da República de Angola.
2019 - O ex-presidente do Sporting Bruno do Carvalho vê confirmada a expulsão de sócio, em Assembleia Geral, com 69,37% dos votos favoráveis à exclusão.
- Morre, aos 88 anos, João Gilberto, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos pais da Bossa Nova.
2020 - O juiz Carlos Alexandre decreta a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto.
- Morre, aos 91 anos, Ennio Morricone, compositor e maestro italiano, autor de bandas sonoras como "Era uma vez na América", "Era uma vez o Oeste", "Por um Punhado de Dólares", "A Missão", "Cinema Paraíso" e "O Bom, o Mau e o Vilão". Compôs originais para Dulce Pontes, com quem contou no álbum "Focus" (2003). Em 2007, recebe um Óscar Honorário "pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais para o cinema".
2021 - O Ministério Público considera não ter ficado provado em Tribunal que o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes praticou os crimes de que vinha acusado no processo do furto e recuperação de armas de Tancos, pedindo a sua absolvição.
2022 - O Parlamento Europeu valida a classificação de nuclear e do gás como fontes de energia economicamente sustentáveis do ponto de vista ambiental, ao rejeitar uma moção de objeção à polémica proposta da Comissão Europeia.
- Morre, com 82 anos, James Caan, ator norte-americano, conhecido pelo papel de Sonny Corleone na saga de "O Padrinho".
2024 - O candidato reformista Massoud Pezeshkian, 69 anos, vence a segunda volta das eleições presidenciais no Irão, à frente do ultraconservador Said Jalili.
- Morre, aos 63 anos, Jon Landau, produtor cinematográfico norte-americano, vencedor de um Óscar com o filme 'Titanic', de James Cameron.
Este é o centésimo octogésimo oitavo dia do ano. Faltam 178 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia:
O passado não está morto. Na verdade, nem sequer é passado. William Faulkner (1897-1962), escritor norte-americano