
No final da sessão solene comemorativa dos 190 anos do Concelho do Porto Moniz, realizada no espaço Multiusos, Emanuel Câmara foi surpreendido com uma homenagem que o deixou visivelmente comovido. A entrega simbólica de uma placa evocativa dos seus 12 anos à frente da autarquia apanhou o presidente de surpresa. “Muito obrigado, não estava à espera de nada disto”, afirmou, agradecendo emocionado o gesto.
Com palavras sentidas, lembrou aqueles que o acompanharam ao longo do percurso político e evocou também quem já partiu. “Há uma fotografia que marca particularmente este momento. As emoções são muitas. Lembro pessoas que já não estão connosco e que deram o melhor de si a esta terra.”
Emanuel Câmara expressou ainda o seu reconhecimento a todos os que trabalharam consigo ao longo de duas décadas, quer na oposição quer no poder, destacando o papel das instituições, dos funcionários autárquicos, dos imigrantes e das comunidades locais. “Estou eternamente grato a todos os que me acompanharam neste trajecto.”
Num tom mais pessoal e afectivo, o autarca sublinhou a nobreza da função autárquica: “Os autarcas são pessoas especiais. São eles que vivem os problemas das populações, que os sentem de perto. Se há classe política que merece ser respeitada, é esta.”
Já com voz embargada, deixou uma última mensagem de gratidão, apelando à continuidade do trabalho em prol das pessoas: “Políticos há muitos, mas só há política verdadeira se houver pessoas.”
Após a sessão, Emanuel Câmara convidou os presentes a participarem na abertura da Semana do Mar, apelando ao convívio e à celebração “desta terra feita de mar, de gente e de memória”.