O Governo da Chéquia estava há 7 anos à espera de autorização para dar início à construção de uma barragem no Parque Natural de Brdy. A obra, avaliada em 1,2 milhões de euros, foi concluída com sucesso em apenas 48 horas.

Graças a quem? A uma família de castores. O caso já está a ser motivo de piada nas redes sociais.

O projeto do Governo tinha como objetivo recuperar as zonas aquáticas do Parque Natural de Brdy e devolver a humidade à região.

De acordo com a Radio Prague International, os ambientalistas que monitorizam a área disseram que os roedores construíram "barragens funcionais nas áreas certas, poupando assim trabalho aos humanos".

SIC Notícias

Bohumil Fišer, chefe da Administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy, diz que a natureza seguiu o seu curso e os castores criaram as condições de necessárias praticamente da noite para o dia.

"A Military Forest Management e a Vltava River Basin estavam a negociar entre si para montar o projeto e resolver outras questões. Os castores venceram-nos ao economizarem milhões de euros. Eles construíram as barragens sem nenhuma documentação do projeto e de graça."

Após inspecionarem a obra, os ambientalistas concluíram que os pântanos e as piscinas criadas pelos castores oferecem "um habitat adequado para lagostins, rãs e outros animais selvagens".