
A galeria A do Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF) inaugura, esta sexta-feira, pelas 18 horas, a exposição 'Un(dead) Dracula(s) in Comics', que conta que a reinterpretação de 47 artistas do álbum 'Dracula in Comic Books', publicado pelo 'Muzeul Județean de Istorie Brașov', em Fevereiro de 2025
Este é o primeiro álbum colectivo de banda desenhada dedicado à personagem Drácula e, ao mesmo tempo, o maior álbum colectivo de banda desenhada romena publicado até à data, bem como o mais volumoso. "Os artistas tiveram a liberdade de escolher os seus temas e o resultado foi uma colecção original e dinâmica de múltiplos estilos e temas artísticos, desde os primeiros anos do reinado do príncipe medieval Vlad, até ao futuro", explica nota à imprensa.
O destaque é dado à BD enquanto " ferramenta de expressão artística, educação histórica e diálogo intercultural" entre Portugal e a Roménia. A presença desta exposição no Funchal inscreve-se ainda na preparação simbólica da 8.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Brașov, que vai decorrer em Agosto, e que apresentará pela primeira vez um autor da Região Autónoma da Madeira como convidado. "A exposição permitirá ao público madeirense contactar com uma das figuras mais emblemáticas do imaginário universal — Drácula — a partir da visão de criadores romenos, numa perspectiva rica, plural e inovadora", indica.
A exposição tem como base o álbum 'Dracula in Benzi Desenate, publicado em Fevereiro de 2025 e que reúne 47 autores romenos com obras originais de banda desenhada dedicadas à figura de Drácula.