O diretor nacional da PJ foi esta quinta-feira nomeado para nova comissão de serviço. Luís Neves vai continuar em funções por mais três anos.

“Considerando o desempenho do Coordenador Superior de Investigação Criminal Luís António Trindade Nunes das Neves como Diretor Nacional da Polícia Judiciária, este foi nomeado para nova comissão de serviço, nos termos do Decreto-Lei n.º 137/2019, de 13 de setembro, por um período de três anos”, lê-se no comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro.

Patrícia Ferreira Barão é Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna

Também em comunicado, o primeiro-ministro informa que Patrícia Ferreira Barão foi indigitada para o cargo de Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna.

A escolha, explica em comunicado, foi feita mediante proposta conjunta da ministra da Administração Interna e da ministra da Justiça.

Magistrada do Ministério Público desde 2000, exerce funções no Gabinete do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional. Ao longo da sua carreira esteve colocada no Tribunal Judicial da Comarca de Ourique (2001), no Tribunal Judicial da Comarca de Ourém (2002-2003), no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (2003 – 2020), incluindo a Equipa de Missão do DIAP para a Cooperação Judiciária Internacional (2009 a 2014) e a Equipa de Missão do DIAP responsável pela Articulação com os Órgãos de Polícia Criminal (2009 a 2014), e no Tribunal de Família e Menores de Lisboa (2020-2022).

Vítor Sereno é Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa

O embaixador Vítor Sereno foi indigitado pelo primeiro-ministro para o cargo de Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa.

Diplomata desde 1997 e chefe de missão desde 2013, é embaixador de Portugal de Portugal no Japão desde março de 2022.


Foi ainda chefe de Gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.