No âmbito do ciclo de conferências 'Conversas com a Sociedade 2025 - 2028', a Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE) promove um debate sobre a resiliência dos sistemas eléctricos na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Assim, no próximo dia 21 de Julho, entre as 14 e as 18 horas, no Auditório do Museu 'Casa da Luz', no Funchal, decorre a primeira sessão do ciclo 'Conversas com a Sociedade', com o tema 'Anatomia de Sistemas Eléctricos – Apagões e outros Jargões'.

Segundo nota à imprensa, "este encontro reunirá especialistas e profissionais do sector energético, diversas entidades e o público em geral, para um debate em torno da resiliência e sustentabilidade dos sistemas eléctricos, com particular foco nas especificidades da RAM, abordando também o apagão de 28 de Abril no continente".

O 'keynote speake' será António Vidigal, consultor em energia e TIC.

E acrescenta: "Serão apresentados dois painéis temáticos. O primeiro abordará a 'Resiliência dos Sistemas Eléctricos: Redes Interligadas versus Redes Isoladas' e o segundo focará o 'Impacto dos Apagões, Eventos Climáticos Extremos e Cibersegurança', reunindo especialistas e representantes de entidades como a EEM, DREN, ANACOM, Serviço Regional de Protecção Civil, GALP, SESARAM, Associação de Auditores do Curso de Defesa Nacional".

"Com este ciclo de conferências, a RMOE reforça o seu compromisso em aproximar a engenharia da sociedade da RAM, promovendo o esclarecimento técnico e o debate construtivo sobre temas de interesse público", concluiu.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.