A caminhada global para a mobilidade elétrica, continua a dar passos importantes, apesar das incertezas políticas e de um crescimento mais moderado do que previsto das vendas de veículos elétricos.

No entanto, o crescimento do mercado de veículos elétricos continuou a aumentar nos últimos dois anos, embora com diferenças regionais, segundo mostra o “Índice de Carregamento de Veículos Elétricos 2025“, da consultoria de gestão “Roland Berger”.

O documento agora divulgado mostra, que a China, continua a ocupa o primeiro lugar no ranking, seguida pela Noruega e pelos EUA. Já a Alemanha, o maior mercado automóvel da Europa caiu para o quinto lugar devido à queda nas vendas após o fim dos subsídios governamentais. Por seu lado o Reino Unido que subiu à quarta posição beneficiando do forte crescimento nas vendas de veículos elétricos bem como da infraestrutura de carregamento.

Portugal e Turquia também apresentam melhorias, face a 2023, entrando na primeira metade do índice agora revelado, na frente de países como a Áustria, Suíça ou Austrália. Já a Coreia do Sul continua a ser um forte player no mercado de veículos elétricos, mas a sua classificação geral está em queda, principalmente devido à baixa satisfação dos clientes com o sistema de carregamento do país.

Apesar disso, o relatório adianta que a maioria das regiões registou melhorias na rede de carregamento público. Em contraciclo com a maioria estão os países do Médio Oriente, onde a expansão da infraestrutura de carregamento público não está a acompanhar o rápido crescimento nas vendas de veículos elétricos na região.

As velocidades de carregamento também estão a melhorar em todos os aspetos, com o surgimento de pontos de carregamento CC (mais rápidos) aumentando em todas as regiões. Este fator está a impulsionar a satisfação dos utilizadores com a experiência geral de carregamento público: cerca de quatros em cada cinco entrevistados observaram que o carregamento público está a tornar-se desta forma mais conveniente.

“O crescimento global da mobilidade elétrica continua estável, embora com diferenças regionais significativas. Por exemplo, preocupações com custos, dificuldades na cadeia de abastecimento para a produção de baterias, bem como mudanças políticas estão a potenciar um crescimento moderado nas vendas de veículos elétricos em grande parte da Europa, enquanto a incerteza política está a fazer abrandar o progresso nos Estados Unidos”, disse Adam Healy, diretor da Roland Berger. “Em contraste, a China continua a adotar a eletrificação e a impulsionar o desenvolvimento de todo o ecossistema. E mercados mais jovens no Médio Oriente e no Sudeste Asiático também estão a experimentar um crescimento significativo na adoção de veículos elétricos”.

O “Índice de Carregamento de Veículos Elétricos 2025” da Roland Berger é baseado numa uma pesquisa com 12.000 entrevistados em 33 países e avalia os mercados de mobilidade elétrica mais importantes de acordo com critérios como tamanho do mercado, infraestrutura de carregamento, inovação do setor e satisfação do cliente.