O CHEGA esteve hoje, segunda-feira, no Complexo Habitacional da Quinta Falcão, freguesia de Santo António, numa visita que contou com a presença de Luís Filipe Santos, candidato à Câmara Municipal do Funchal, e Nelson Costa Ferreira, cabeça-de-lista à Assembleia de Freguesia de Santo António.

Através de uma nota de imprensa, o partido diz que, "durante a visita, os candidatos do CHEGA constataram um cenário de abandono e negligência gritante por parte da autarquia social democrata". No seu entender, "a falta de limpeza, a recolha de lixo claramente insuficiente, os jardins completamente ao abandono e a ausência de manutenção estrutural são sintomas de uma Câmara que virou costas aos funchalenses que vivem nos bairros camarários".

“Os bairros municipais do Funchal estão degradados. A Quinta Falcão é um exemplo claro do desrespeito com que a Câmara trata os seus próprios munícipes”, afirmou Luís Filipe Santos, visivelmente indignado com o estado do complexo.

Diz ainda que "como se não bastasse o abandono prolongado, é agora anunciado pela Câmara do Funchal um evento, a ter lugar amanhã,no Átrio dos Paços do Concelho para mostrar os projetos de habitação social".

“É curioso que só se lembrem da habitação social a dois meses das eleições. Isto não é planeamento – é puro eleitoralismo e falta de vergonha”, sublinha o candidato à Câmara.

Para o CHEGA, os bairros municipais "têm de ser espaços dignos de uma cidade capital de uma região ultraperiférica internacionalmente reconhecida e não bairros de terceiro mundo". Na sua óptica, "a resposta camarária tem de ser próxima, regular e profissional". Por isso, Luís Filipe Santos defende "a reintrodução da figura do Zelador do Bairro".

Com o CHEGA na Câmara, vamos recuperar a figura do zelador. Alguém da Sócio-Habita com responsabilidade direta, no terreno, para reportar falhas, necessidades e garantir que os bairros não continuam esquecidos". Luís Filipe Santos

Adianta que a proposta será integrada no plano de requalificação da habitação municipal que o CHEGA apresentará ainda durante esta campanha.

“Os funchalenses merecem mais e melhor. E nós vamos lutar todos os dias por isso”, salienta Luís Filipe Santos.

Com esta visita e com medidas concretas, o CHEGA diz reafirmar o seu compromisso com as famílias esquecidas pela autarquia. "A mudança começa nos bairros. A dignidade começa por respeitar quem ali vive", concluiu.