A CDU Madeira acusa o Governo Regional da Madeira de não actualizar a Carta de Equipamentos de Saúde da Região Autónoma da Madeira, um documento que "deveria constituir um fundamental instrumento estratégico de uma responsável e rigorosa política de saúde".

Em nota emitida, a CDU afirma que "sem a Carta de Equipamentos de Saúde devidamente actualizada não poderá haver um regime de responsabilidade financeira na prestação de cuidados de saúde aos utentes do serviço regional de saúde da Região Autónoma da Madeira".

A Carta Regional de Equipamentos de Saúde deveria permitir o conhecimento atualizado e exaustivo da realidade e da verdadeira dimensão e alcance do parque de equipamentos de Saúde de que a Região Autónoma da Madeira dispõe, contemplando os vários níveis de prestação de cuidados, no que diz respeito às suas infraestruturas, equipamentos, em conexão com os recursos humanos, e também com os meios complementares de diagnóstico e terapêutica necessários aos referidos cuidados. A Carta Regional de Equipamentos de Saúde deveria contribuir para a promoção da qualidade e do acesso à prestação de cuidados de saúde. CDU

Segundo a CDU, a Madeira mantém a Carta de Equipamentos de Saúde apresentada no início de Janeiro de 2019.

A CDU considera que o Governo Regional da Madeira tem a obrigação de tomar medidas, com a maior urgência, de modo a que seja actualizado todo o mapeamento dos equipamentos do sector da saúde.