Realizou-se esta quinta-feira o funeral de Jimmy Carter, trigésimo nono presidente dos Estados Unidos, que morreu no passado dia 29 de dezembro aos 100 anos.
As cerimónias fúnebres começaram há seis dias e terminaram esta quinta-feira com o funeral de estado, onde estiveram presentes dezenas de chefes de estado e de Governo. A representar Portugal esteve o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Estiveram também presentes cinco presidentes norte-americanos : Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama , Joe Biden ainda em funções e o presidente eleito Donald Trump.
O caixão saiu do Capitólio em direção à Catedral Nacional de Washington, tendo passado pela Casa Branca. Depois da cerimónia fúnebre, está agora a ser transportado de avião para a Geórgia, onde vai ser enterrado.
Milhares de pessoas enfrentam temperaturas negativas para um último adeus
Na quarta-feira, milhares de norte-americanos enfrentaram longas filas e temperaturas negativas em Washington para uma última homenagem ao ex-presidente Jimmy Carter, falecido a 29 de dezembro e de quem enalteceram a "integridade" e "humanidade" que pautaram o seu mandato.
O manto de neve que cobre a capital norte-americana e a sensação térmica a rondar os 10 graus celsius negativos não intimidaram milhares de pessoas, que se alinharam no exterior do Capitólio dos Estados Unidos para conseguirem prestar tributo ao antigo Presidente democrata (1977-1981).