A 14.ª edição do Campeonato da Europa 2025 feminino de futebol vai arrancar hoje com o encontro Islândia-Finlândia, no qual a portuguesa Catarina Campos será quarta árbitra, enquanto a anfitriã Suíça começa diante da antiga campeã Noruega.

A primeira árbitra portuguesa presente na fase final de um Europeu feminino irá fazer a estreia no jogo do Grupo A, entre duas seleções nórdicas, em Thun, a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), integrando uma equipa de arbitragem chefiada pela húngara Katalin Kulcsár.

Mais tarde, em Basileia, no outro jogo da 'poule', a anfitriã Suíça inicia a participação no torneio frente à Noruega, campeã Europeia em 1987 e 1993.

Na quinta-feira, em Berna, será a vez de a seleção portuguesa estrear-se, no Grupo B, diante da Espanha, campeã do mundo em título, defrontando, quatro dias depois, a Itália, em Genebra, e a Bélgica, no dia 11, em Sion.

A comitiva lusa parte pelas 10:45 locais (09:45 em Lisboa) para a capital helvética, onde o selecionador Francisco Neto e a média Dolores Silva vão fazer a antevisão ao jogo com a Espanha, em conferência de imprensa, a partir das 17:45 (16:45), no Estádio Wankdorf, seguida de treino às 18:30 (17:30).

A médio Kika Nazareth tem estado a trabalhar de forma condicionada à margem do plantel, ao passo que a avançada Telma Encarnação deve falhar o jogo inaugural, depois de ter deixado o treino de terça-feira com queixas no tornozelo esquerdo.

A Inglaterra é a detentora do troféu, sucedendo aos Países Baixos, num historial dominado pela Alemanha, que soma oito títulos, o primeiro como República Federal da Alemanha (RFA), seguida de Noruega, com dois, e ainda Suécia, também com um.

Apenas os dois primeiros classificados de cada 'poule' avançam para os quartos de final.