
Um casal de chineses foi morto a tiro ao estilo da máfia, na última segunda-feira, enquanto passeava de bicicleta por Roma, na Itália. As autoridades suspeitam que o crime esteja relacionado com uma disputa territorial por parte de gangues da Tríade Chinesa [organização criminosa].
De acordo com a Reuters e Sky News, uma das vítimas mortais será Zhang Dayong ou "Asheng", de 53 anos, um importante membro do 'underground' chinês. A mulher, Gong Xiaoqing, de 38 anos, foi encontrada morta ao lado do marido.
O casal terá sido baleado na nuca durante um passeio de bicicleta pelo bairro onde residiam. O homicídio está agora a ser investigado como uma possível vingança.
Morte do casal pode estar relacionada com a "Guerra dos Cabides"
Segundo os procuradores do caso, citados por ambos os meios de comunicação, Zhang Dayong estaria envolvido em jogos de azar clandestinos, agiotagem (empréstimo de dinheiro em troca de juros, geralmente altos) e operações de execução.
As autoridades acreditam que Zhang Dayong trabalhava para Naizhong Zhang, um criminoso que está a ser julgado em Florença na sequência de uma investigação sobre operações ilegais em países como Itália, França, Alemanha e Espanha.
A vítima mortal do sexo masculino seria chamada a testemunhar em tribunal nas próximas semanas. Em causa está uma investigação de 2018, denominada de “China Truck”, que investigou o tráfico de seres humanos e produtos têxteis entre gangues chineses do estilo da máfia.
Suspeita-se ainda que Zhang Dayong fosse o 'número 2' de um dos maiores grupos organizados chineses a operar na Europa.
A morte do casal poderá estar relacionada com a famosa “Guerra dos Cabides” ("Coat Hanger Wars"), uma luta entre grupos criminosos chineses ligados ao setor têxtil e da 'fast fashion'.