O candidato da IL à Câmara Municipal de Machico defendeu este sábado uma solução urgente e definitiva para a situação dos Bombeiros Municipais do concelho, que continuam a aguardar, há mais de quatro anos, a concretização do prometido enquadramento como bombeiros sapadores, conforme noticiou ontem o DIÁRIO.

Após reunir com elementos da corporação, António Nóbrega sublinhou, citado através de comunicado à imprensa, que "ouvir as suas reivindicações não é apenas um dever cívico, é um exercício de responsabilidade política". E acrescenta: "Estes profissionais, que todos os dias arriscam a vida em prol da nossa segurança, continuam a ser alvo de promessas adiadas, vivendo numa situação de incerteza e desvalorização".

Durante o encontro, diz, foram identificadas várias consequências da indefinição prolongada, como "erda de regalias, instabilidade laboral e desmotivação, com impacto directo na eficácia da resposta em situações de emergência".

Quatro anos de espera são tempo demais. Esta inacção compromete não só o moral da corporação como também a segurança da população de Machico. António Nóbrega, candidato da IL a Machico

A IL aponta ainda responsabilidades à autarquia, que "terá criado expectativas sem garantir a sua viabilidade prática".

É tempo de coragem política e sentido de justiça. Os ‘soldados da paz’ merecem mais do que palavras – merecem acção concreta. António Nóbrega, candidato da IL a Machico

E apela à Câmara Municipal de Machico que assuma uma posição firme e que trabalhe em conjunto com sindicatos, o Governo Regional e demais entidades competentes, para garantir um enquadramento claro, legal e digno para estes "profissionais essenciais".