
Estamos no terceiro dia de competição do Campeonato Nacional de Cruzeiros com a comitiva a partir para a ilha da Madeira, depois de regatas técnicas realizadas. Nesta manhã de domingo já se realizou uma reunião para os Skipers, para a regata de hoje, na Baáa do Porto Santo.
Francisco Nóbrega, da embarcação “Cash a Lot”, que vai em primeiro lugar falou destes dois dias competição no Ilha do Porto Santo. A “avaliação é positiva até agora. A competição tem-nos decorrido bem, estamos com sorte nas condições meteorológicas, tivemos bom vento nas navegações neste sábado”, disse.
Eurico Teodoro, presidente da comissão de protestos deste campeonato nacional de cruzeiros, afirma que, até agora “do ponto de vista da arbitragem não há nada a registar. Tudo tem sido calmo, os velejadores têm-se portado bem e cumprido as regras”.
“Do ponto de vista do campo de regatas, o Porto Santo continua a entregar o normal quando vimos cá fazer regatas. É um local muito bom para de se fazer bons campeonatos", assumiu.
O presidente da Associação Regional de Vela está muito satisfeito, mais uma vez, com o Porto Santo, na resposta que a ilha dá aos campeonatos em actividades náuticas, neste caso, em vela de cruzeiro.
Sérgio Jesus disse ao DIÁRIO que, “desde o princípio o plano era começar o campeonato no Porto Santo e veio a se confirmar, e tudo foi fantástico. Tivemos numa parceria muita boa com o Clube Naval do Porto Santo, mas também com todas as entidades envolvidas, logo tudo isto funcionou em simbiose perfeita”.
“Tivemos este sábado óptimas regatas. Hoje, em princípio vamos ter mais regata, depende do vento (tem tendência a enfraquecer), e depois vamos para o Caniçal, mas o saldo do campeonato nacional de cruzeiros na ilha dourada foi francamente positivo", termina.