
No sábado decide-se quem vai ser campeão nacional. O Sporting recebe o Vitória SC e só depende de si para conquistar bicampeonato, enquanto o Benfica precisa de fazer um resultado melhor que os rivais para ser campeão. O cenário é desfavorável, mas Bruno Lage ainda não perdeu a esperança.
O Sporting entra na última jornada com os olhos postos no grande objetivo da época: o título nacional.
A equipa não depende de terceiros e sabe que um triunfo frente ao Vitória SC vale o bicampeonato. Por isso, saber controlar as emoções é fundamental.
O treinador dos ‘leões’, Rui Borges, assume-se “um bocadinho ansioso” para o encontro frente à ex-equipa e tem a perfeita noção das dificuldades que o Sporting vai enfrentar.
Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões estão lesionados. Esgaio está castigado e o mesmo acontece com MortenHjulmand, que vai cumprir um jogo de suspensão.
Rui Borges espera que não se sinta a ausência do dinamarquês e tem confiança nas alternativas.
No Vitória SC, Tomás Handel e Filipe Relvas não jogam por castigo. A equipa minhota já empatou esta época com o Sporting e só depende de si para manter o quinto lugar, que dá acesso à Liga Conferência.
Contam-se os minutos até à hora do jogo de todas as decisões. A bola começa a rolar às 18:00 em Alvalade.
Lage ainda não deitou a toalha ao chão
Do outro lado da Segunda Circular, Bruno Lage chegou bem-disposto à conferência de imprensa de antevisão da partida, esta sexta-feira, e, apesar do contexto, acredita que ainda é possível acabar o campeonato a sorrir:
"Até ao final, havendo essa possibilidade de sermos campeões vamos acreditar nela. Temos de fazer a nossa parte, que é vencer o jogo em Braga, mas conscientes de que não dependemos apenas de nós."
Lage tem contrato até 2026, mas após o dérbi admitiu que num clube como o Benfica "não vencer o campeonato não é suficiente" e a continuidade é incerta. O treinador considera que ainda não chegou o momento de fazer avaliações, mas perante a insistência dos jornalistas lá fez uma consideração sobre o trabalho desenvolvido.
"Não é com mais títulos ou menos títulos que a competência de uma pessoa muda”, considerou.
Amdouni e Aursnes falham o jogo com o SC Braga por lesão, mas Lage acredita na recuperação do médio norueguês para a final da Taça, no dia 25 de maio.
O técnico disse ainda que conta com Di María para o Mundial de Clubes e não comentou o alegado interesse do Real Madrid em Carreras.
SC Braga muito longe do pódio
Do outro lado, o Sporting de Braga não quer ter nada a ver com a questão do título. Ainda pode chegar ao terceiro lugar, mas precisa de uma conjugação improvável de cenários, portanto, acabar bem a época é o objetivo.
Para ser campeão, o Benfica precisa de fazer um resultado melhor que o do Sporting. Se conquistar o título, recebe o troféu em Braga e só depois regressa a Lisboa.