
O Dia Internacional do Bordado, a 30 de Julho, será celebrado com um museu vivo do Bordado Madeira, promovido pela Bordal. Entre as 10 horas e as 12 horas, a Rua Dr. Fernão Ornelas será um palco para as representações das fases da produção do Bordado Madeira — desde o desenho, o picote, a estampagem, ao bordado e recorte.
"O público terá a oportunidade única de ver a produção do bordado Madeira ao vivo, numa demonstração autêntica da delicadeza, precisão e tradição que definem esta arte centenária", explica nota à imprensa.
Já a fachada do edifício da Bordal será também especialmente decorada com toalhas estampadas, "criando uma instalação artística visualmente marcante que homenageia a beleza do bordado tradicional".
Na parte da tarde, as portas da fábrica/museu estarão abertas para visitas guiadas gratuitas, "onde será possível mergulhar na história do Bordado Madeira e testemunhar de perto como esta tradição continua viva, passada de geração em geração".
"Este evento tem como missão valorizar o trabalho da casa de bordados e das bordadeiras, trazer a tradição para mais perto das pessoas e reforçar a identidade cultural da Madeira através da arte do bordado", termina.