
A Audi está a preparar o regresso do R8, o que pode acontecer já em 2027, com o novo modelo a fazer uso do chassi e a motorização híbrida plug-in do Lamborghini Temerario, o que promete fazer do novo desportivo R8, o modelo mais potente da marca germânica.
É bom lembrar que a Audi terminou com a produção do R8, no início de 2024. O modelo que foi produzido entre 2006 e 2024, vendendo um total de 45.949 unidades. A primeira geração teve por base mecanicamente o Lamborghini Gallardo, enquanto a segunda e última geração, era irmã do Huracan. As duas versões faziam uso de motores V10, e de muita potência.
Segundo o “AutoCar”, a terceira geração do R8 vai contar com o motor V8 biturbo de 4,0 litros da Lamborghini, com 800 cv de potência e 730 Nm binário máximo, que combina com três motores elétricos de fluxo-axial, alimentados por uma bateria de iões de lítio com 3,8 kWh, que permite uma autonomia em modo 100% elétrico de.
No caso do Temerario, o desportivo utiliza dois motores elétricos no eixo dianteiro e permitem que o modelo conte com tração integral. O terceiro motor elétrico está instalado entre o motor a combustão V8 e a caixa de velocidades de dupla embraiagem de oito velocidades, tendo as funções de motor de arranque/gerador e de recuperação de energia da travagem.
A confirmar-se uma potência idêntica a que é debitada pelo Temerario, o R8 de terceira geração será o Audi mais potente e rápido já construído, superando até mesmo o totalmente elétrico RS E-Tron GT Performance.
Segundo a mesma publicação, a terceira geração do R8 deverá ser produzida na fábrica da Audi em Böllinger Höfe, na Alemanha, local onde foram produzidas as anteriores gerações do modelo desportivo da Audi