A Assembleia da República votou, esta sexta-feira, o Projecto de voto n.º 64/XVII - De pesar pelo falecimento do Padre José Martins Júnior, proposto pelo Partido Socialista. Foi aprovado por unanimidade.

“José Martins Júnior, nasceu em Machico, em 1938 e faleceu no dia 12 de junho do corrente ano de 2025. A sua vida constitui um percurso de intervenções multifacetadas enquanto pároco, professor, escritor, pensador, autarca, deputado, músico e promotor cultural. Um homem defensor da Liberdade, de Justiça e da Igualdade”, leu-se no documento apresentado pelos socialistas, nos quais se incluem os madeirenses Sofia Canha e Carlos Pereira, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal.

O PS justificou a homenagem ao “Cidadão de Abril que foi José Martins Júnior” pelo seu “espírito de luta e de resiliência em prol do seu Povo e dos valores universais da Democracia” e manifestou profundo pesar pelo seu falecimento, expressando sentidas condolências, à sua família e amigos e a todas as pessoas das suas relações.