Centenas de voos foram cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esta segunda-feira, e vários foram desviados para outros aeroportos, devido à falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica.

Segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos, entre partidas e chegadas, são centenas os voos que foram cancelados no aeroporto de Lisboa. Adicionalmente, no 'site' são também indicados vários voos desviados para outros aeroportos.

A Lusa contactou a ANA acerca deste assunto e aguarda mais informações.

A PSP reforçou o policiamento no aeroporto de Lisboa, esta segunda-feira, com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na "manutenção da ordem pública", disse à Lusa fonte policial, adiantando que o terminal 2 está encerrado.

Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública avançou que o aeroporto de Lisboa está "fortemente condicionado" devido à falta de eletricidade em Portugal continental, precisando que o terminal 2, onde operam as companhias aéreas de baixo custo, está encerrado.

A ANA acionou os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

Uma falha de eletricidade afetou a Península Ibérica e parte de França esta segunda-feira, a partir das 11:30.

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.