A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos acolheu, ontem, um grupo composto por antigos Regentes Agrícolas. Esta tratou-se de uma "cerimónia simbólica e calorosa realizada na sede regional".

O propósito, de acordo com nota à imprensa, foi o de homenagear o legado destes profissionais, que marcaram profundamente o desenvolvimento agrícola e o percurso técnico-científico da engenharia agrária em Portugal. "Com um percurso notável ao serviço das comunidades rurais e da modernização do território, os Regentes Agrícolas foram pioneiros na aplicação de conhecimento técnico ao setor primário, muito antes da consolidação das atuais especializações da engenharia", aponta a mesma nota.

“É fundamental reconhecermos e agradecermos àqueles que abriram caminho, muitas vezes em contextos difíceis, com engenho, dedicação e um profundo respeito pelo território e pelas pessoas. Esta recepção é também uma forma de afirmarmos que a memória profissional é parte viva da nossa identidade colectiva”, sublinhou o presidente do Conselho Directivo da Secção Regional da Madeira.