"Ananás na pizza, sim ou não?" é uma das perguntas mais controversas na história da gastronomia mundial. A famosa pizza havaiana, inventada por Sam Panopoulos na década de 1960, é uma das mais odiadas devido ao seu ingrediente principal. De tal maneira que uma pizzaria local, em Norwich, na Inglaterra, decidiu começar a cobrar 100 libras (aprox. 118 euros) a quem quiser comer pizza com ananás.
O pedido pode ser feito através da plataforma de entrega de comida Deliveroo, que opera em vários países, incluindo o Reino Unido. Na legenda da pizza havaiana, pode ler-se a seguinte descrição: “Sim, por £100 podes tê-la. Pede o champanhe também! Vai em frente, seu monstro!”.
"Não somos fãs de ananás e achamos que mais ninguém deveria ser", disse Francis Woolf, dono da Lupa Pizza, à revista People.
“No entanto, se as pessoas precisam mesmo desesperadamente de ananás na pizza, devem estar preparadas para pagar £100”, acrescentou.
A estratégia da pizzaria britânica parece estar a resultar já que, até à data, ainda nenhum cliente teve coragem de encomendar a controversa pizza havaiana.
“Frutas tropicais não pertencem a pizzas e penso que queríamos deixar a nossa posição clara ao cobrar £100 por elas", continuou Francis Woolf.
Apesar de serem contra a presença deste fruto tropical na pizza, o dono e funcionários do estabelecimento garantem que gostam do fruto... mas em outros pratos.