Desloca-te, mundo—há um novo rei do Nürburgring, e é uma cara familiar. O Mercedes-AMG One acaba de obliterar o seu próprio recorde de volta, deixando claro que, quando se trata de velocidade legal para a estrada na Green Hell, o único verdadeiro rival é, bem, outro AMG One! No dia 23 de setembro de 2024, o piloto de DTM Maro Engel cruzou a linha de chegada em impressionantes 6 minutos e 29.09 segundos, reduzindo mais de cinco segundos ao seu recorde anterior de 2022.

Isso não é apenas uma melhoria menor—é um feito de deixar a boca aberta, tornando o AMG One o primeiro carro de estrada a quebrar a barreira das 6:30 no infame Nürburgring Nordschleife de 12.92 milhas (20.83 quilómetros). A Mercedes não se deu ao trabalho de publicar o tempo da volta para o traçado mais curto de 12.8 milhas (20.6 quilómetros), mas em 2022, Engel já tinha surpreendido o mundo com uma volta de 6:30.7 numa pista que estava longe de ser perfeita, enfrentando zonas húmidas e condições menos que ideais.

Uma Tempestade Perfeita para a Velocidade: Condições Ideais, Potência Implacável

Desta vez, no entanto, as condições não podiam ter sido melhores. Com 20°C no asfalto e 15°C no ar, Engel lançou o AMG One pela Nordschleife durante a sua terceira volta cronometrada, aproveitando as condições de pista seca para levar o hypercar ao seu limite absoluto. A Mercedes sabia que havia espaço para melhorias após a corrida de 2022, e, meu Deus, eles encontraram-no.

Quem Pode Destronar o AMG One?

Vamos ser sinceros: poucos carros conseguem rivalizar com esta maravilha da engenharia. O Aston Martin Valkyrie poderia dar-lhe uma boa luta, e talvez o W1 da McLaren que está por vir. Também estamos a acompanhar o sucessor da LaFerrari como um potencial desafiante. No entanto, bestas apenas para pista como o Red Bull RB17 e o Lotus Evija X estão fora de questão devido ao seu estatuto de não serem legais para a estrada.

Claro que, hipercarros elétricos podem entrar na corrida, mas os exigentes 12,92 milhas do Nürburgring exigem mais do que apenas potência bruta. Enquanto o Rimac Nevera R pode tentar, vai precisar de mais do que apenas um arranque rápido para destronar o AMG One. Mesmo o hypado Mission X da Porsche poderia causar impacto, mas sem uma versão de produção no horizonte, o reinado do AMG One parece bastante seguro.

Os Intocáveis: AMG One Junta-se ao Panteão do Nürburgring

Claro que, o recorde de volta de todos os tempos ainda pertence ao Porsche 919 Hybrid Evo, que queimou o Nürburgring em impressionantes 5 minutos e 19,5 segundos em 2018 com Timo Bernhard ao volante. Entretanto, o ID.R elétrico da Volkswagen merece uma menção honrosa pelo seu tempo de 6:05 em 2019, mas nenhum destes pode ser comparado a um veículo legal para a estrada.

Por agora, parece que o maior rival do AMG One é ele próprio. Com esta última conquista, a Mercedes consolidou o seu hipercarro como uma lenda viva, e qualquer um que se atreva a desafiá-lo melhor vir preparado para a batalha da sua vida.