O concept car A390_β antecipa a chegada de um fastback desportivo que a Alpine vai lançar, em 2025. Seguindo a filosofia imposta em cada concept car, a Alpine não fugiu à regra e viu neste protótipo uma oportunidade para a equipa, discutir e testar novos materiais, aprofundar a utilização de alguns que são identificadores da marca, como o carbono, ou testar novos métodos de fabrico.

Para isso, os fabricantes optam por recorrer a parceiros experientes que possuem uma ampla capacidade tecnológica, de adaptação e de processamento de novos materiais que na maioria dos casos devem ser resistentes e leves, além de respeitar o meio ambiente. Isto permite que as marcas associadas levem as suas propostas ao limite, uma vez que não será um veículo de produção, enquanto os fabricantes testam como esses materiais e designs soluções que podem fazer parte de futuros modelos de produção.

Desta forma, o Alpine A390_β revelado em outubro de 2024, mostrou um design futurista, nomeadamente no seu interior. Nesse sentido, para a criação dos elementos-chave do concept futurista, a Alpine fez uma parceria com duas renomadas marcas francesas como Grupo Erpro e a Compostos Lavoisier, sendo o primeiro responsável pelos apoios de cabeça e diversas impressões 3D e, o segundo, por algo tão importante como o piso do automóvel fabricado em carbono de alto desempenho pela Lavoisier Composites, uma start-up de Lyon especializada no desenvolvimento e fabrico de peças compostas de origem ecológica. Esta criação exclusiva é feita, exclusivamente, de materiais reciclados provenientes das indústrias aeronáutica e solar.

O habitáculo do Alpine A390_β é sem dúvida verdadeiramente espetacular e, como a própria marca disse na apresentação do concept, o modelo foi inspirado na Fórmula 1, especialmente o volante e os próprios bancos dianteiros, que parecem ter sido retirados de um monolugar de Fórmula 1. A exceção é o encosto de cabeça, feito numa peça única e com efeito transparente.

A peça criada pelo Grupo Erpro fou produzida através de impressão 3D com um elastómero de origem biológica, o Pebax Rnew da Arkema, produzido em parte a partir de sementes de rícino. Em seguida, a empresa imprimiu várias amostras para encontrar a espessura ideal, para que o material parecesse muito leve e, ao mesmo tempo, mantivesse a resistência e a flexibilidade. Foram necessárias mais de três semanas de trabalho a tempo inteiro para criar os dois espetaculares apoios de cabeça para o A390_B, uma estreia mundial para este tipo de processo num automóvel.

Por seu lado, a Lavoisier Composites, especialista no desenvolvimento e fabrico de peças compostas de origem ecológica uma comece especializada no desenvolvimento de peças compósitas, que são produzidas através de moldagem por compressão, solução que permite utilizar materiais com um elevado teor de fibras de carbono para obter geometrias muito específicas.

O desafio da Lavoisier era dar ao piso do A390_β uma estética mineral do efeito basáltico pretendido pela equipa de design da Alpine e para isso os especialistas de carbono de alto desempenho produziram um pavimento composto por uma multiplicidade de elementos de secção triangular, cujas facetas revelam a profundidade do carbono e o brilho do silício. Esta criação exclusiva é inteiramente baseada no modelo 3D imaginado pelos designers da Alpine.

Para além do valor estético do pavimento, a Lavoisier Composites contribuiu para a Alpine trabalhar com materiais sustentáveis e de mostrar que é possível outro caminho na indústria. Graças a um know-how único na reutilização de materiais de alto desempenho, é possível fabricar peças estruturais com um baixo impacto ambiental.

“Trabalhar em estreita colaboração com fabricantes próximos do nosso centro de design, que partilham os valores da Alpine e possuem um know-how inigualável, é um poderoso impulso para injetar cada vez mais inovação nos nossos futuros automóveis”, disse Stéphanie Petit, designer-chefe de cores e materiais da Alpine.