Pedro Nuno Santos terá escolhido a líder parlamentar do Partido Socialista (PS) para encabeçar a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Fontes dizem à SIC que o anúncio formal pode ser feito até ao final da semana, mas o PS não assume a data.
Questionada sobre esse cenário, Alexandra Leitão remeteu para o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, quaisquer esclarecimentos.
"As designações, as indigitações, essas declarações são feitas pelo secretário-geral, portanto vamos aguardar", afirmou, em declarações à SIC., na Assembleia da República.
Mariana Vieira da Silva fora da equação
A SIC sabe também que que o outro nome falado para tentar ganhar a Carlos Moedas, Mariana Vieira da Silva, não foi opção para o líder socialista. "Ele não falou com a Mariana", revelou fonte próxima.
A saída de Alexandra Leitão vai obrigar o PS a eleger um novo líder do grupo parlamentar. Pedro Delgado Alves, até agora vice-presidente, pode ascender ao cargo.
Segundo o Expresso, o nome de Alexandra Leitão como candidata socialista a Lisboa foi escolhido por Pedro Nuno Santos após a realização de alguns estudos de opinião dentro do partido, que apontaram a atual líder parlamentar como a mais forte para a corrida às autárquicas.
Pedro Nuno Santos esteve, nas últimas semanas, a ponderar o nome de Alexandra Leitão. O líder do PS queria, no entanto, oficializar a candidatura depois das eleições para a liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, que aconteceram na sexta-feira e resultaram na vitória da eurodeputada Carla Tavares. Foi apenas depois desse resultado que o secretário-geral comunicou a decisão às estruturas do partido.
No Porto, o candidato socialista já está fechado: é o ex-ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que foi eleito, na última sexta-feira, pela concelhia do PS/Porto. É a terceira vez que se candidata à autarquia da Invicta.