À medida que o tempo avançava lá fora, gerações se sucediam e a história seguia o seu rumo. Passaram, assim, oito décadas transformadoras. Durante todo esse tempo, um Vinho do Porto Branco aguardava silenciosamente para ser saboreado. ​Com grandes expectativas, foi envelhecendo enquanto a sua essência se refinava. Apenas 300 garrafas guardam memórias de um mundo em mudança. Raríssimo e excecional, o Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940 expressa o respeito pelo terroir do Douro e uma história de saber fazer que se prolonga no tempo.

Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940
Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940 NICO NIMAN

Caráter singular

Foi em 1940 que uma colheita manual deu origem a este vinho incomum. Desde essa data, o Vale D. Maria Very Old White Porto foi mantido em cascos de carvalho, desenvolvendo sabores e aromas complexos e elegantes. Ao longo desses anos, o vinho evoluiu para uma cor mais escura, com nuances de âmbar e reflexos amarelos. No nariz, é opulento, com notas cítricas e um núcleo de mel, exibindo características de frutas secas e caramelizadas. No paladar, é equilibrado revelando boa frescura e harmonia. Possui um final extremamente longo e muito agradável, criando uma experiência memorável, pela qual definitivamente valeu a pena esperar. ​

Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940
Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940 NICO NIMAN

Coleção valiosa
Este lançamento simboliza um marco importante para a Quinta Vale D. Maria e para o universo Aveleda, sendo o resultado de uma dedicação em preservar e celebrar a tradição vitivinícola da região do Douro. É uma oportunidade única de partilhar um vinho que encapsula décadas de história e saber-fazer, trazendo ao mercado um produto exclusivo e de grande valor enológico e emocional. Este vinho é uma homenagem ao terroir do Douro e ao trabalho cuidadoso e contínuo de preservação da herança vitivinícola da Quinta Vale D. Maria.

Reconhecemos o valor do terroir na Quinta Vale D. Maria para a produção de vinhos com identidade única. Para os nossos Vinhos do Porto, sempre olhámos para cada engarrafamento como algo singular. Seguindo esta filosofia, procurámos em antigas adegas no Vale do Douro por algumas das últimas pipas de envelhecimento de colheitas muito antigas.

Ao longo do tempo, tivemos a oportunidade de adquirir algumas pipas remanescentes de anos selecionados, que guardámos cuidadosamente como uma das nossas coleções mais valiosas. Começámos a revelar esta nossa coleção com o Vale D. Maria Very Old Tawny Porto Colheita 1969. E, agora, é hora de continuar com algo surpreendente, um raro Vinho do Porto Branco envelhecido, o Vale D. Maria Very Old White Porto Colheita 1940.

Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940
Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940 NICO NIMAN

Feito à mão
A ideia de lançar a coleção Very Old Colheitas nasceu da filosofia de sempre considerar cada engarrafamento de Vinho do Porto da Quinta Vale D. Maria como algo especial. Com essa visão, ao longo dos anos, foram adquiridos e preservados os últimos barris de colheitas muito antigas em adegas do Douro, criando uma coleção única e valiosa. Esta coleção representa o compromisso da Quinta Vale D. Maria em manter e partilhar vinhos raros que refletem a história e a riqueza da região.

Tempo e saber dão agora origem a um vinho especial e irrepetível. Apresentado numa garrafa de design único que evoca a alta perfumaria, numerada e com a data de engarrafamento escrita à mão, todo o seu manuseio e engarrafamento são manuais. O rótulo, em alumínio gravado, retrata a Quinta Vale D. Maria através de uma ilustração exclusiva. Como um tesouro, o estojo em que é guardada reflete a sua singularidade. Este néctar único está resguardado numa caixa de madeira finalizada com pau santo e com interior revestido com tecido aveludado de cor preta.

Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940
Vale D. Maria​ Very Old White Porto 1940 NICO NIMAN

Chegou a hora de revelar ao mundo o néctar que foi lenta e maravilhosamente envelhecido. Descubra aqui o Vale D. Maria Very Old White Porto.