“Na noite passada, a nossa amada casa foi destruída por um incêndio. Não há palavras para descrever a dor dessa perda — O nosso coração está em pedaços. Felizmente, ninguém ficou ferido. Agradecemos de coração a bravura dos bombeiros, a força da nossa equipa e todas as mensagens de apoio que recebemos da nossa comunidade. Obrigado a todos que estão connosco nesse momento tão difícil”. Esta foi a mensagem partilhada nas redes sociais pelos responsáveis da Casa Reîa, restaurante de praia que foi reduzido a cinzas devido a um incêndio.
Recorde-se que o incêndio que deflagrou na terça-feira à noite e destruiu o restaurante Casa Reîa, na praia Cabana do Pescador, na Costa da Caparica, foi dado como dominado às 00h10. Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Maximino Viegas, estiveram no local 48 operacionais, apoiados por 17 viaturas. O alerta de incêndio foi dado pelas 22h25 e a localização, no areal, dificultou o acesso. Questionado pelos jornalistas se o incêndio teve início devido à trovoada, o comandante dos bombeiros destacou que compete às entidades realizar a respetiva investigação. No momento do incêndio não estariam pessoas, nem funcionários no restaurante. Nos últimos anos existe registo de perto de uma dezena de restaurantes de praia na Costa da Caparica devido a incêndios.
A Casa Reîa integra o ReîaCollective, um projeto liderado pelo empresário francês Sacha Gielbaum que, depois da Costa da Caparica, se expandiu para Lisboa com a abertura dos restaurantes Black Trumpet e Fado No Conto. Inaugurado no verão de 2022, a Casa Reîa transformou-se rapidamente num dos mais famosos restaurantes e bares de praia da Costa da Caparica. Edificado quase na totalidade em madeira, a Casa Reîa apresentava um estilo boho e podia acomodar até cerca de 300 pessoas, entre salas interiores, esplanada e mesas na areia.
Depois de no último verão ter inaugurado a Cabana na Reia, um espaço descontraído, em estilo chiringuito, a temporada de inverno tinha como grande novidade a criação de Longevity Hub, anunciado como “um refúgio do dia a dia frenético no qual serão disponibilizadas várias atividades e experiências com foco em wellness, incluindo aulas de movimento, cold plunge, sauna aquecida a lenha, duches quentes e uma nova carta de pequeno-almoço com ingredientes frescos da época”. Em paralelo, o interior do restaurante funcionava um espaço de coworking, junto à lareira e “com ligação à Internet da Starlink”.
O projeto Casa Reîa surge depois de, em 2021, o Yamba, o clube de praia holístico, classificado no Top 10 Beach Clubs in the World pela Condé Nast Traveler (2019-2022), situado na praia da Bolina, ter ficado destruído devido a um incêndio. Foi neste contexto que a Casa Reîa representou, em nova localização, o ressuscitar da fénix, sendo também um projeto idealizado pelo fundador da Astral, Sacha Gielbaum, neste caso em parceria com o amigo Emil Stefkov, fundador The Group NYC.