Já é conhecido o vencedor do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2024. O prémio Cozinha Recheio foi atribuído a João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, em Celorico de Basto, e para o conseguir preparou um snack e um prato, respetivamente “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”. O concurso Jovem Talento da Gastronomia 2024 distingue anualmente os melhores estudantes de restauração e hotelaria do país.

João Picão
João Picão Expresso

Com 17 ano, João Picão é natural da aldeia de Torrinheiras, Celorico de Basto, e entrou na cozinha pela primeira vez quando tinha 7 anos, na Tasca Picão, o restaurante dos pais, produtores da raça Barrosã, e que abriram o espaço para escoar a produção. Ganhou-lhe o gosto e decidiu ingressar na Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes para aprimorar o conhecimento da arte da cozinha. “Quero fazer o curso até ao fim, até ao nível 5 e depois as 500 horas de estágio”, disse. De seguida, João Picão pretende estagiar no maior número possível de restaurantes com chefs consagrados, para, “quando tiver experiência, regressar à minha aldeia e abrir o meu próprio espaço para valorizar e dar a conhecer a gastronomia local e a riqueza do interior do país”.

Bife à Cortador
Bife à Cortador Expresso

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, foram ainda conhecidos os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia das várias categorias a concurso. No total, 18 concorrentes disputaram esta final nacional, sagrando-se vencedores, além de João Picão, na categoria Cozinha Recheio, Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa - Pólo Sta Iria, nas “Artes da Mesa ICEL”, Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã” na categoria de “Pastelaria Derovo” e ainda André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage” no “prémio Bartender Inter Magazine”.

A distinção do melhor na categoria “Tradição com Arroz Bom Sucesso” foi para Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”. Já André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal” venceu na categoria “Plant Based by Bonduelle”. O Prémio Francisco Vieira, atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias, foi para André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores.

João Picão
João Picão Expresso

A avaliar o futuro do talento português na área da gastronomia estiveram 22 chefes que se distinguem na cozinha, pastelaria, bar e sala. O painel foi presidido por Luís Gaspar, chef dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa, que fez questão de referir que “todos os vencedores estão de parabéns por chegar à final. Estar em prova perante um júri reconhecido é, por si só, um desafio. Nos últimos anos, tenho notado uma grande evolução técnica dos concorrentes e uma atenção especial aos apontamentos do júri na semifinal e consequentes melhoramentos dos pratos, o que tem resultado em finais exigentes e a um grande nível.”

Os vencedores do concurso Jovem Talento da Gastronomia
Os vencedores do concurso Jovem Talento da Gastronomia Expresso

O Jovem Talento da Gastronomia é o principal concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território português.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram