Apaixonado por jardinagem e literatura, além de entusiasta da agricultura, José Canto construiu em meados do século XIX, junto a Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, uma casa cor-de-rosa. Foi lar de família e campo fértil para as suas paixões literárias e botânicas, legados que permaneceram na propriedade, agora recuperada e reaberta como Turismo de Habitação.

O Solar dos Cantos – Botanic House & Garden preserva a herança histórica e cultural que lhe deu origem. Lá fora, há 1,5 hectares de natureza exuberante para descobrir no jardim botânico, pontuado por plantas de diversas partes do mundo, como camélias ou criptomérias. Envolvem a piscina e o jacuzzi aquecido.

Expresso

Natureza, memória e livros
Dentro de portas, diversos detalhes prendem a atenção, como o chão hidráulico de padrão geométrico, os frisos decorativos das paredes, a lareira de mármore esculpido. Na decoração, pontuam peças que fazem parte da casa desde a origem. É o caso de um frondoso candeeiro colocado na entrada que nunca saiu do mesmo lugar, nem durante as obras de restauro do imóvel.

À arquitetura clássica une-se a decoração atualizada e a forte ligação à literatura: cada um dos 15 quartos (desde €144) contam uma história que se expande aos cómodos instalados na antiga biblioteca familiar. Equipada com uma primeira edição de “Os Lusíadas”, de Camões, e um acervo de 16 mil títulos, com obras datadas desde o século XV até à contemporaneidade do colecionador José do Canto foi, outrora, considerada a segunda mais valiosa biblioteca do país. Nesta ala, os quartos são dotados de cabeceiras de camas que se assemelham a nichos de biblioteca, com luzes de leitura e, nas paredes, apreciam-se obras de artistas contemporâneos, como Júlio Pomar e José de Guimarães, alusivas aos Lusíadas e a Camões.

Outros espaços, comuns e privados, evocam a natureza envolvente. Diferentes tons de verde imperial cobrem as paredes interiores da casa-mãe, onde habitam duas salas de estar e uma sala de pequeno-almoço - sempre que o tempo permite, a refeição é servida no terraço. A ligação ao exterior prolonga-se aos quartos-jardim, instalados no edifício principal e inspirados nas cores da envolvente. Atrás das cabeceiras das camas, as paredes vestem-se de diversas cores e texturas conferidas por papéis de parede antigos, provenientes de França, onde o antigo proprietário se abastecia, como era próprio da fidalguia da época.

Expresso

“Presente e passado, história e contemporaneidade, pintura e literatura, romance e aventura, arquitetura e design entrelaçam-se numa sedutora viagem ao passado que se fixa nos detalhes arquitetónicos de época”, descreve o comunicado que dá conta da abertura do alojamento, com gestão a cargo da Amazing Evolution.

Localizado a 15 minutos a pé do centro de Ponta Delgada, o Solar dos Cantos – Botanic House & Garden (Rua do Calço da Má Cara, 41, Ponta Delgada. Tel. 296102330) combina harmoniosamente conforto moderno e charme vintage e é ponto de partida para descobrir São Miguel.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram