A Mostra da Caça do concelho de Mora, um evento anual promovido por este município alentejano, já faz parte do calendário gastronómico da região. Esta é já a 29.ª edição e até 15 de dezembro, a iniciativa junta 13 restaurantes do concelho. Dos restaurantes aderentes, de acordo com a câmara, constam seis em Mora, cinco em Cabeção, um em Brotas e outro em Pavia. "Este é um evento importante para o concelho", destaca o município, em comunicado, adiantando que a Mostra Gastronómica da Caça tem como grande objetivo “divulgar a qualidade da restauração local" e contribuir para o "desenvolvimento económico" e "promoção turística" do concelho.
Por estes dias, os restaurantes participantes apresentam ementas recheadas de pratos que têm como base a carne de caça. Assim, em Mora, o popular restaurante Afonso, a celebrar 70 anos de funcionamento, sugere perdiz ou pombo bravo “à Dona Bia”, a par de “Coelho à caçador”, “Ensopado de lebre” e “Arroz de faisão”. Ainda em Mora, o restaurante Hélder Ganhão aposta, entre outros, em “Tordos fritos”, “Tachinho de javali com castanhas”, acompanhado de arroz de pinhão, e em “Veado assado com ameixa e migas de batata-doce”. Já o Sabores de Mora leva à mesa “Pombo na brasa com toucinho” e “Coelho bravo em vinho tinto”, enquanto, o restaurante De Mora sugere “Veado no forno com peras e frutos vermelhos” e “Arroz de carqueja com entrecosto de javali”.
Em Pavia, o restaurante O Forno serve, entre outras especialidades, “Lebre com feijão, nabos e repolho”, “Galinhola na púcara” e “Canja de pombo bravo”, e em Brotas, prova-se “Perdiz de cebolada”, “Javali assado no forno” e “Arroz de lebre”, no restaurante O Poço. Na freguesia de Cabeção, o famoso restaurante A Palmeira tem como destaques na ementa, os pratos de arroz, feijoada e ensopado de lebre, a par da “Sopa de panela de pombo bravo”. No Solar da Vila conte com javali ou veado, no forno ou servido em ensopado, a par de “Lebre com feijão branco”.
Pode consultar na página da Mostra Gastronómica da Caça de Mora todos os restaurantes aderentes e respetivas ementas. A iniciativa, de acordo com a autarquia, atrai visitantes ao concelho, onde podem também visitar os espaços de lazer, como o Parque Ecológico do Gameiro ou espaços culturais como o Fluviário de Mora ou o Museu do Megalitismo.