Entre Estremoz e Redondo, no alentejo, a serra d'Ossa, elevação montanhosa com 653 metros de altitude, é a segunda maior do Alentejo depois da serra de São Mamede. A região convida a caminhadas de descoberta, que também podem ser realizadas de BTT ou a cavalo, com várias empresas a promoverem experiências guiadas. Conhecida como um dos pulmões do Alentejo, se caminhar atentamente, encontrará grande variedade de plantas e animais. Além das águias, a região abriga espécies animais como a gineta, a raposa, o javali e o texugo. As aves mais comuns, a par da águia-de-bonelli, são a carriça, o pisco-de-peito-azul, a cotovia e o melro-preto. Cobras também há, mas, sossegue, são inofensivas para os humanos.

Expresso

Caminhar na serra d’Ossa
O Passeio Verde desta semana começa no percurso pedonal com cerca de 3 km em plena serra. Com caminhos de terra batida e passadiços que serpenteiam a fauna e a flora e por entre hortas centenárias e penhascos, o percurso circular faz a ligação entre a Aldeia da Serra e a Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem. Também com partida a chegada na Aldeia da Serra, o “PR4 - Percurso dos Eremitas da Serra D’Ossa” evoca o passado deste território. Caminho circular, com 20 km, faz-se entre a floresta de sobreiros e azinheiras, com a planície alentejana no horizonte e um dos pontos de passagem é a Anta da Candeeira, um monumento megalítico do período Neolítico, há mais de 4500 anos.

A Say Yes Tours (Tel. 967128436) organiza passeios pedestres e visitas guiadas em vários pontos do concelho do Redondo e na Serra d’Ossa. Outras opções com partida e fim na Aldeia do Freixo, são o “PR3 - Percurso do Montado”, também com 20 km, e dois de menor extensão, o “PR1 - Percurso das Antas” (com 6 km) e o “PR2 - Percurso do Freixo” (com 5,2 km). Inserida na rede de percursos pedestres da serra d’Ossa, a Rota do Canal, em Estremoz, tem cerca de 5 km de extensão, com início no Pelourinho, atravessa o Monte da Cerca e a Anta da Cerca e cruza um sobreiral onde se podem observar ninhos de águias que habitam na serra. A partir daqui, e em vez de regressar, a sugestão é continuar até ao ponto mais alto da serra e seguir a Rota de São Gens, também chamada “PR3 EZT”, um percurso circular com um total de 10 km.

Serra d'Ossa - Aldeia da Serra - Fonte Cyclin' Portugal
Serra d'Ossa - Aldeia da Serra - Fonte Cyclin' Portugal Expresso

Explorar a paisagem em duas rodas
Em alternativa, a zona montanhosa da serra d’Ossa pode ser explorada de bicicleta, a partir do Centro Cyclin'Portugal Serra d'Ossa da Aldeia da Serra, uma das três portas de entrada, com dois percursos de BTT, totalizando 81 km de trilhos. As instalações encontram-se na antiga escola primária e disponibilizam estação de reparação, lavagem de bicicletas e balneários.

Existem mais duas portas de entrada, uma na antiga escola primária da aldeia de Freixo, de onde partem seis percursos de estrada que percorrem três concelhos com a serra d’Ossa em comum (Redondo, Borba e Estremoz); e a terceira porta de entrada localiza-se em Borba, na aldeia de Rio de Moinhos, com seis percursos que totalizam mais de 200 km. A rede de percursos do Centro de Cycling da serra D’Ossa tem mais de 600 km, com cerca de 150 km devidamente sinalizados.

Phillip Mollet

Descobrir os segredos do montado a pé ou de jipe
A Corktrekking (Tel. 915967567), na Herdade da Maroteira, no município de Redondo, organiza experiências únicas para descobrir a floresta de sobreiros e azinheiras em caminhadas ou passeios de jipe no montado, sempre acompanhadas com guia. Nestas experiências, que se podem realizar na herdade ou na serra d’Ossa, observam-se as aves do ecossistema do montado, aprende-se sobre a fauna e flora e é possível acrescentar gastronomia e provas de vinhos de produção da própria herdade.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Nas margens de Alqueva
Prolonga-se o passeio até ao concelho vizinho de Alandroal e ao maior lago artificial da Europa. A albufeira de Alqueva estende-se por 83 km, ao longo dos concelhos de Moura, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal. Aqui confunde-se com o rio Guadiana e é na Praia Fluvial das Azenhas D'El Rei que se encontra refúgio fresco nos meses de verão. A praia fluvial é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, dispõe de parque de merendas, de bar-restaurante com esplanada e tem zonas de areal e de relva.

Foto: Turismo do Alentejo

Passeios de barco elétrico
Muitas são as opções de atividades náuticas, mas são os passeios de barco no grande lago, que conquistam os visitantes. Com sede em Monsaraz, desde 2009 que a Alqueva Cruzeiros (Tel. 961279270) explora o potencial do Alqueva, desenvolvendo atividades em várias praias fluviais. A partir de Azenhas D'El Rei é possível navegar em barco elétrico, observar fauna e flora, descobrir as pequenas ilhas, desfrutar das águas mornas no verão e usufruir de um lanche com produtos regionais. Além dos passeios de barco, a empresa organiza ainda diversas atividades náuticas, como stand up paddle, canoagem, wakeboard e esqui aquático.

Expresso

O Grande Lago visto do céu
Com sede em Alandroal, a Fly Dreams Alentejo (Tel. 964310216) é a única empresa com origem na região a organizar passeios de balão de ar quente na albufeira de Alqueva. Com realização preferencial ao nascer do sol, a experiência tem a duração média de três horas, com um voo de uma hora sobre o Grande Lago. O transporte entre o ponto de aterragem e o de descolagem está incluído e os passeios só estão dependentes de condições meteorológicas favoráveis.

Dark Sky
Dark Sky MIGUEL CLARO

À luz das estrelas
O território Dark Sky Alqueva, o primeiro destino do mundo certificado como Starlight Tourism Destination, trata-se de uma reserva com cerca de 9.700 km2, em torno da albufeira, e que integra os concelhos de Alandroal, Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Serpa. Esta região apresenta níveis de poluição luminosa muito baixos, o que confere ao céu uma escuridão ideal para a observação de fenómenos celestes noturnos. Recomenda-se marcação com o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva (Tel. 913103540) para desfrutar das estrelas e da lua, debaixo de um céu que por ano, em média, conta com 286 noites sem nuvens.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. Neste Passeio Verde, a equipa Boa Cama Boa Mesa, viajou a bordo de um Kia EV6 Tech 100% elétrico. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram