Com data de abertura prevista para o mês de maio, o novo hotel Me Lisbon by Meliá beneficia de uma localização no centro da cidade de Lisboa, mais precisamente no início da Avenida Augusto Aguiar. Graças aos 10 pisos e estrutura arquitetónica, oferece panorâmicas para o Parque Eduardo VII, Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, assim como Saldanha, Campo dos Mártires da Pátria e Castelo de São Jorge, até ao rio Tejo. Do nascer ao pôr-do-sol, consoante a luz do dia, há um degradé de cores e ambientes para serem vividos no rooftop panorâmico ou nos quartos situados nos andares mais altos.

ME Lisbon
ME Lisbon Carolina Barbot

Conta com 213 quartos, espalhados ao longo de 10 andares do edifício de 12 pisos, divididos por seis categorias, com áreas a partir dos 31 m2, e suítes com mais de 40 m2, sendo que a suíte Ultimate Me, ostenta 138 m2. O projeto é assinado pelo gabinete de arquitetura João Paciência.

Ao rooftop com vista panorâmica, acrescentam-se a estreia de dois conceitos gastronómicos em Portugal, ginásio com equipamentos Technogym aberto 24 horas, Spa com as marcas Thalion e Scens, com duas salas de tratamento, sauna seca, banho turco, duche sensorial, uma piscina interior de 35 m2 e mais de 600m2 para reuniões e eventos.

ME Lisbon
ME Lisbon Expresso

Palco para a cozinha internacional

A capital portuguesa foi a cidade escolhida para receber o restaurante Attiko, que assinala a estreia da marca do grupo internacional Sunset Hospitality na Europa. Serve a cozinha pan-asiática, criada pelo mundialmente conhecido chef Moon, e honra o significado do nome (“attic” ou sótão) ao ficar situado no último andar do ME Lisbon. A esplanada, ao longo da varanda do edifício, permite assistir de perto à vida da capital. O restaurante tem acesso direto ao Attiko Rooftop Pool Bar, instalado no topo do hotel, que promete ser um dos espaços mais concorridos do ME Lisbon, onde experimentar cocktails de inspiração asiática e deixar-se a ficar a apreciar Lisboa, do Marquês de Pombal ao Castelo de São Jorge durante o dia até ao final da noite.

ME Lisbon
ME Lisbon Expresso

A oferta gastronómica conta com outra marca internacional, Fismuler, parte do grupo de restauração Familia La Ancha, e que se estreia fora de Espanha. Localizado no rés-do-chão e com entrada direta da rua, é o restaurante principal do hotel, onde é servido igualmente o pequeno-almoço. A estética despojada que combina com a cozinha de inspiração nórdica, assente no produto local. O menu, curto, é alterado diariamente e pensado para partilhar. Está aberto todos os dias para almoço e jantar.

Com uma grande dimensão, seis metros de pé direito, e banhado pela luz que entra pelas janelas generosas, o lobby integra o Elia Bar, que serve vinhos, cervejas e cocktails artesanais, juntamente com petiscos, à noite, e dispõe de uma programação cultural.

ME Lisbon
ME Lisbon Expresso

Ponto de encontro para as artes

A cultura contemporânea faz parte do ADN do ME by Meliá que procura ser uma montra da criatividade e energia dos locais onde estão instalados. Seguindo esta filosofia em Lisboa, o novo hotel será “um ator importante da cidade, não só através da hotelaria, mas também pelo estilo de vida, assumindo-se como um novo lugar para descobrir a cultura, as últimas novidades em arte, design, música e moda, para proporcionar experiências memoráveis, relacionando-os com a inovação, as tendências e o panorama local”.

O hotel recorreu a Guta Moura Guedes, personalidade do meio criativo português, como consultora de design estratégico e curadoria do ME Lisbon. Em vários espaços encontram-se peças assinadas por nomes conhecidos da cena artística portuguesa, e não só, como por exemplo a escultura de Fernanda Fragateiro e o painel de azulejos de Maria Ana Vasco Costa. A cerâmica está presente por todo o hotel, com esculturas de Elsa Rebelo e peças da Oficina Marques e da Anna Westerlund. A fotografia também desempenha um papel de destaque, seja nas áreas públicas, como nos corredores, e nos quartos, com imagens marcantes de Alberto van Stokkum. Entre as peças com maior visibilidade está o vídeo mapping, criado pela Blow Factory, numa das paredes do lobby, onde se projetam alternadamente quatro instalações artísticas inspiradas no mundo marinho e na cor dos jacarandás.

Além do valor artístico, as peças de arte funcionam como complemento do projeto de interiores, a cargo do gabinete de arquitetura Broadway Malyan. Prevalece o sentido de lugar, com elementos inspirados em formas e cores da cidade, visível, por exemplo, no uso da cor lilás, tanto nos quartos como nas áreas comuns, reflexo dos típicos jacarandás de Lisboa.

O ME Lisbon pretende fazer parte do roteiro cultural lisboeta, apresentar um calendário de eventos e participar em feiras e festivais artísticos da capital.

ME Lisbon
ME Lisbon Carolina Barbot

Com a aposta nas áreas da música, do entretenimento, da arte e da criatividade em geral, o hotel está a estabelecer parcerias várias, destinadas a atrair um público culturalmente ativo. A primeira parceria está confirmada, com o Sónar Lisboa – o festival de música, arte e tecnologia – seguindo os passos da parceria já existente em Espanha. No Sónar 2025 já haverá eventos e ativações para o público do festival a acontecer nos espaços do ME Lisbon (Avenida António Augusto de Aguiar, 2, Lisboa. Tel. 961833356).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram