
As paisagens idílicas do Parque Nacional da Peneda-Gerês são verdadeiros tesouros naturais. Sinónimo de paz e tranquilidade, o único parque nacional português surpreende pela beleza crua das suas cascatas, lagoas, vales e trilhos.
Um dos mais encantadores é o Trilho das Sete Lagoas do Gerês – Xertelo, ou Poços Verdes do Sobroso, que antecipa o que nele se encontra: sete lagoas paradisíacas de águas límpidas e refrescantes, alimentadas pelo rio Cabril e afluentes, que desaguam em surpreendentes quedas de água.
Este é um dos “Trilhos para explorar a paisagem” que integra a coleção “Portugal Autêntico”, editada pelo Expresso
Com início em Xertelo, o mais elevado lugar de Cabril, concelho de Montalegre, o passeio estende-se ao longo de 12 quilómetros, ida e volta, a maioria em terra batida. Pelo percurso pedestre “PR9 MTR – Trilho das Sete Lagoas dos Poços Verdes do Sobroso” é possível alcançá-las com relativa facilidade (na primavera e no verão, com as devidas precauções, são convidativas a banhos).
Mais do que a natureza, as experiências da Cabril Eco Rural (tel. 968065345) contemplam o dia-a-dia da comunidade local. Através da Rota do Lobo, da Caminhada com História ou da Oficina do Linho é possível adquirir um “conhecimento mais próximo da vida na montanha”, explica Paula Oliveira.