A Universidade de Évora foi palco, entre os dias 14 e 16 de julho de 2025, da 40.ª edição do ProfMat – Encontro Nacional de Professores de Matemática, um dos mais relevantes encontros do ensino da Matemática em Portugal, promovido pela Associação de Professores de Matemática (APM).

O evento reuniu mais de 300 professores e investigadores e decorreu, pela primeira vez, nas instalações da Universidade de Évora, nomeadamente no Colégio do Espírito Santo. Ao longo de três dias, o ProfMat proporcionou um espaço de partilha e debate sobre temas como formação de professores, currículos, avaliação, inovação pedagógica e articulação entre prática e investigação em Educação Matemática.

Na sessão de abertura, Ana Paula Canavarro, Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica da Universidade de Évora e sócia fundadora da APM, salientou o simbolismo do regresso do encontro à cidade, recordando a ligação da instituição à formação de professores de Matemática. A responsável destacou ainda a existência, no próximo ano letivo, de uma nova turma do curso de formação de professores, sublinhando o compromisso da academia com esta área.

Já Joaquim Pinto, Presidente da APM, frisou o significado da realização do ProfMat em Évora, assinalando os 40 anos do encontro como um marco de continuidade e valorização do ensino da Matemática.

O programa incluiu conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações científicas, promovendo a articulação entre investigação e prática docente. Um dos momentos centrais foi a conferência pública “O desafio dos paradoxos no dia-a-dia e na Matemática”, proferida por José Paulo Viana, professor aposentado e divulgador da Matemática.

Nos dias 16 e 17 de julho decorre ainda, no Colégio Pedro da Fonseca, o XXXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), em coordenação com o ProfMat, reunindo professores e investigadores para sessões plenárias, simpósios, debates e atividades dedicadas ao aprofundamento da investigação na área.

A realização destes encontros na Universidade de Évora foi assumida como uma demonstração do seu papel na valorização da docência e na promoção da inovação pedagógica, consolidando a sua posição enquanto instituição de referência na formação de professores e na dinamização das comunidades educativas