A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promove, no dia 30 de abril, um seminário dedicado à figura do Jovem Empresário Rural (JER), no auditório da ACOS, em Beja, integrado na 41.ª edição da Ovibeja. A sessão tem início às 9h00.

Na sessão de abertura, estão previstas intervenções de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP, e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

O seminário prossegue com uma apresentação de Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA – Augusto Mateus e Associados, que fará o enquadramento da figura do JER, com base no estudo desenvolvido pela referida entidade.

Segue-se uma mesa-redonda sob o tema «Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural», que contará com a participação de Isilda Gomes, eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, e Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve. A moderação ficará a cargo de Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A sessão termina com um comentário final de Maria Castello Branco, intitulado «Visão do Desenvolvimento Rural».

A figura do Jovem Empresário Rural foi criada pelo Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro, e pela Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio, com o objetivo de promover o empreendedorismo no meio rural. Entre os seus principais objetivos encontram-se a instalação e fixação de jovens empreendedores nas zonas rurais, a diversificação da base económica regional e a valorização dos recursos endógenos através de atividades inovadoras e sustentáveis.