A Santa Casa da Misericórdia de Beja foi uma das instituições beneficiadas pela mais recente edição do projeto Frota Solidária, promovido pela Fundação Montepio, que entregou ontem, em Lisboa, dez novas viaturas a instituições de solidariedade social de todo o país.

A viatura atribuída à instituição alentejana é adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida e integra um conjunto de seis veículos com estas características, num total de dez entregues nesta edição. As restantes quatro viaturas são de nove lugares e destinam-se ao transporte coletivo de passageiros. O valor global do apoio ultrapassa os 500 mil euros.

A Frota Solidária é financiada através da consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes à Fundação Montepio, sem qualquer encargo adicional, e tem como objetivo promover a mobilidade, combater o isolamento e apoiar a inclusão social de populações vulneráveis. Criado em 2008, o programa já permitiu a entrega de 280 viaturas a instituições particulares de solidariedade social (IPSS), num investimento acumulado de cerca de 4,8 milhões de euros.

A cerimónia de entrega das viaturas teve lugar no espaço atmosfera m, em Lisboa, e contou com a presença de representantes da Fundação Montepio e de entidades parceiras do projeto, como a Lusitania Seguros e a Auto Ribeiro. Durante a sessão, o presidente da Fundação Montepio, Virgílio Boavista Lima, destacou o contributo do projeto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o combate às desigualdades sociais.