O Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga volta a candidatar-se ao galardão internacional Green Key – certificação que distingue as boas práticas ambientais no setor do turismo. De ressaltar que o Parque de Campismo e Caravanismo de Braga já conquistou este galardão em 2024.

Esta recandidatura evidencia o contínuo compromisso do parque com a gestão responsável dos recursos naturais, a promoção da educação ambiental e a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A recandidatura do Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga ao galardão internacionalGreen Key constitui um marco relevante no compromisso da cidade de Braga com a sustentabilidade ambiental, a eficiência na gestão de recursos e a promoção de um turismo cada vez mais responsável.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, afirma que assumir esta recandidatura é a prova concreta de que as políticas públicas orientadas para a preservação do ambiente estão a dar frutos e a consolidar-se como parte integrante da estratégia de desenvolvimento sustentável do concelho.

“Esta recandidatura ao programa Green Key reforça o papel exemplar do Parque de Campismo enquanto equipamento público ambientalmente responsável, integrando-se num esforço mais vasto de tornar Braga uma referência nacional e europeia em matéria de sustentabilidade urbana, turismo verde e educação ambiental”, refere o vereador.

O Camping Braga tem vindo a apostar fortemente em medidas sustentáveis. Entre os destaques está a inauguração, em 2022, de um novo edifício de apoio com soluções de eficiência energética (aquecimento solar, bomba de calor e torneiras com redutor de caudal; substituição da cobertura da receção por um telhado verde). Com uma área ampla e arborizada, onde se encontram cerca de 100 árvores de diferentes espécies, o parque valoriza a biodiversidade local e promove práticas de respeito pelos ecossistemas envolventes.