Nove unidades hoteleiras dos destinos Alentejo e Ribatejo foram distinguidas com as Chaves MICHELIN, integrando a primeira seleção do Guia MICHELIN dedicada à hotelaria. A distinção reconhece a excelência dos alojamentos e posiciona a região entre os destinos com oferta de maior qualidade a nível internacional.

O Alentejo foi a região com maior número de unidades premiadas, contabilizando oito distinções. Com duas Chaves MICHELIN foram reconhecidos o Quinta do Paral (Vidigueira), o Torre de Palma Wine Hotel (Monforte) e o Vermelho Melides (Melides). Com uma Chave MICHELIN foram distinguidos a Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa), São Lourenço do Barrocal (Monsaraz), Sublime Comporta (Comporta), Villa Extramuros (Arraiolos) e Spatia Comporta (Comporta).

No Ribatejo, o Salvaterra Country House & SPA (Foros de Salvaterra) recebeu uma Chave MICHELIN, destacando-se pela sua proposta de bem-estar e hospitalidade sustentável.

Em declarações, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, afirmou que «as distinções agora atribuídas pelo Guia MICHELIN vêm confirmar aquilo que há muito sabemos: o Alentejo e o Ribatejo têm uma oferta de alojamento de enorme qualidade, onde a autenticidade, o conforto e o sentido de lugar se unem para proporcionar experiências verdadeiramente memoráveis». José Santos referiu ainda que este reconhecimento constitui «um incentivo adicional para continuarmos a apostar na excelência, na identidade e na sustentabilidade como pilares do nosso turismo».

As Chaves MICHELIN distinguem unidades hoteleiras com base em critérios como a excelência do serviço, singularidade da experiência e compromisso com a autenticidade local. A nova seleção hoteleira do Guia MICHELIN inclui estabelecimentos em todo o mundo, tendo os alojamentos do Alentejo e Ribatejo obtido lugar de destaque.