A ERP Portugal assinala duas décadas de atividade com um marco significativo na gestão de resíduos em Portugal: a recolha de cerca de 280 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de baterias (RB), volume equivalente a 28 vezes o peso da Torre Eiffel.

Desde a sua fundação a 13 de maio de 2005, a entidade tem vindo a consolidar a sua posição no setor da gestão de resíduos, atualmente, detém uma quota de mercado de 40% no setor dos REEE – um crescimento expressivo face aos 18,6% registados em 2006 – e de mais de 50% no setor das baterias, quando em 2010 não ultrapassava os 10%.

A Diretora-Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, destaca o papel pioneiro da organização:
“Ao longo destas duas décadas, a ERP Portugal tem sido pioneira na gestão de REEE, na promoção da economia circular e na proteção do ambiente em Portugal. O nosso sucesso é fruto da confiança das empresas, parceiros e comunidade com quem temos vindo a trabalhar e da dedicação incansável da nossa equipa”, afirma.

A responsável reforça ainda o compromisso da ERP Portugal em continuar a liderar a transição para uma economia circular, investindo em investigação, educação ambiental e colaboração com os vários agentes do setor.

Com uma rede de mais de 9500 pontos de recolha distribuídos por todo o território nacional, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, a ERP Portugal tem também apostado em iniciativas de sensibilização ambiental.

Entre os projetos emblemáticos destacam-se a Geração Depositrão, com 18 anos de existência e presença em escolas de todo o país, e o programa “Junta na Freguesia”, promovido em colaboração com autarquias, com o objetivo de facilitar a entrega de REEE e RB a nível local.

Em parceria com a Novo Verde, a entidade inaugurou este ano o Transformarium, um centro de sensibilização ambiental dedicado aos mais novos. Utilizando tecnologias como a realidade aumentada e o video mapping, o espaço oferece experiências educativas inovadoras para promover a literacia ambiental.

Com 1 603 empresas aderentes e um percurso de 20 anos de contributo para a sustentabilidade, a ERP Portugal reforça agora o seu compromisso com a comunidade e o ambiente, olhando para o futuro com a ambição de continuar a ser uma referência na promoção da economia circular em Portugal.