Uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, mobilizou esta segunda-feira, 12 de maio, mais de uma centena de operacionais.

O alerta vermelho — que implica emergência total — foi ativado às 11h27, após a tripulação de um voo proveniente do Reino Unido ter reportado um problema técnico durante a aproximação à pista, a situação foi dada como resolvida às 11h41, com a aterragem segura de um Boeing 737-300 com 24 pessoas a bordo.

A aeronave, proveniente de Leeds, no Reino Unido, declarou emergência devido a um alegado problema nos flapes — sistema que auxilia a sustentação da aeronave a baixa velocidade e é essencial durante a aterragem, apesar do alerta, a aterragem foi concluída sem incidentes.

De acordo com o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, foi ativado o Plano de Intervenção para o Aeroporto Internacional Gago Coutinho, conforme o protocolo definido para este tipo de situações.

Estiveram no local 106 operacionais e 42 viaturas, entre bombeiros, INEM, GNR, PSP e elementos da proteção civil.

Apesar da mobilização, não foi necessária qualquer intervenção direta, uma vez que a operação decorreu com normalidade, a presença dos meios de socorro assegurou uma resposta imediata caso se verificasse algum incidente durante a aterragem.

O Comando Regional explicou ainda que o plano de apoio ao aeroporto prevê resposta coordenada e imediata sempre que uma aeronave declara emergência, garantindo segurança para passageiros e tripulação em situações críticas.