
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Anadia, em parceria com o Município, organiza hoje, dia 17 de maio, a “Caminhada Azul”, com o slogan “Serei o que me deres… Que seja amor!”.
A atividade, que foi reagendada devido a condições atmosféricas desfavoráveis em abril, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância.
A caminhada, que contará com a colaboração do grupo Saca Trilhos Anadia, terá início às 10h00, após a receção dos participantes às 9h00 no Vale Santo, em frente às instalações da CPCJ, o percurso, de 5 km e de dificuldade fácil, é completamente urbano, passando por várias ruas da cidade de Anadia.
Este evento está inserido na campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, que incluiu várias iniciativas, como a colocação de faixas e laços azuis, com o objetivo de alertar a população para a importância de prevenir a violência contra as crianças.
Os maus-tratos infantis, que podem assumir várias formas, como negligência, abandono, maltrato físico e psicológico, e abuso sexual, deixam marcas profundas no desenvolvimento das crianças e afetam todas as camadas da sociedade.
A campanha do Laço Azul, que inspira a “Caminhada Azul”, tem origem nos Estados Unidos da América, em 1989, quando a avó Bonnie W. Finney iniciou um movimento de sensibilização, colocando uma fita azul na antena do seu carro para chamar a atenção para os abusos sofridos pelos seus netos.
Desde então, o laço azul se tornou um símbolo internacional de luta pela proteção das crianças.
A iniciativa conta com o apoio da comunidade e de todos os participantes que, ao se juntarem à caminhada, contribuem para a divulgação e reforço da mensagem de que a prevenção dos maus-tratos infantis deve ser uma prioridade para todos.