
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai comemorar o seu 18.º aniversário no próximo dia 30 de abril, no Alandroal, no Alentejo, um dos municípios distinguidos este ano com o título de Cidade do Vinho.
As celebrações incluem a realização de uma Assembleia Intermunicipal extraordinária, durante a tarde, onde será eleita a Cidade Europeia do Vinho 2026, distinção que, este ano, será atribuída a uma candidatura portuguesa. Estão atualmente na corrida os territórios dos Açores, do Baixo Alentejo e do Algarve Golden Terroir.
O programa culmina com uma gala comemorativa ao final do dia, que inclui um jantar e a entrega de várias distinções atribuídas pela AMPV. Serão entregues os Prémios Prestígio AMPV, nas categorias de Entidade do Ano, Personalidade do Ano e Museu do Vinho e Enoturismo, bem como os Prémios Nacionais AMPV, que distinguem o Evento do Ano, a Oferta Enoturística, o Enólogo ou Enóloga do Ano, a Associação ou Empresa do Ano e o Restaurante, Enoteca ou Loja de Vinhos do Ano.
Durante a cerimónia, serão ainda entregues placas aos novos municípios que integram a AMPV, bem como os diplomas dos embaixadores da associação.
