
'Adolescência', a série da Netflix que se tornou um fenómeno também nas redes sociais, vai muito além da história da investigação do assassinato de uma adolescente. A série colocou em debate alguns problemas que podem surgir pelo uso das redes sociais. Sabe como proteger os seus filhos?
O 'website' HealthShots falou com os psiquiatras Chandni Tugnait e Shaunak Ajinkya que deixaram alguns conselhos de como os pais podem agir perante esta situação e evitar conflitos e situações como as que vemos na série. Conheça-os.
Leia Também: Parecem inofensivas, mas magoam. Evite estas quatro frases numa relação
1- Crie conversas abertas sobre a vida online
"Como pais, podem manter-se ligados e mostrar curiosidade genuína, incentivar a honestidade e ensinar as crianças a identificar e a denunciar problemas", revela Chandni Tugnait.
2- Incentive o contato presencial e as atividades offline
"Essas atividades podem aumentar a autoestima e proporcionar conexões sociais positivas fora das redes sociais", diz Shaunak Ajinkya
3- Esteja atento às contas dos seus filhos das redes sociais
"À medida que ficam mais velhos, podem ajustar o nível de 'controlo'."
4- Ative as configurações de privacidade
"Devem limitar a partilha de informações pessoais bem como de outras pessoas."
5- Estabeleça limites sem controlar
"Envolver os mais novos no processo de tomada de decisão ajuda-os a assumir a responsabilidade e torna-os mais propensos a seguir esses limites", conta Chandni Tugnait.
6- Seja um modelo de hábitos saudáveis nas redes sociais
"Por exemplo, guarde o telemóvel quando estiver a aproveitar o tempo em família e demonstre limites saudáveis", continua Shaunak Ajinkya.
Leia Também: Psicóloga explica o significado da sanduíche na série 'Adolescência'