Certamente conhece o ditado popular: 'a laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata.' Mas haverá alguma verdade nesta afirmação?

"Embora a sabedoria popular seja um património coletivo a preservar, esta máxima, de origem incerta, não tem base científica. Na verdade, a laranja é de ouro em qualquer momento do dia, sendo um alimento nutricionalmente interessante, baixo em calorias, rico em fibras e vitamina C", esclarece a médica e professora Sofia Baptista, especialista em Medicina Geral e Familiar.

"Por vezes, ouvimos a teoria de que a laranja à noite pode levar a sensação de azia, mas são antes as refeições copiosas ricas em gordura que se associam a agravamento do refluxo de ácido gástrico. Não existe, com efeito, evidência científica que sustente a crença de que a sua ingestão à noite traz malefícios. Pelo contrário, a Direção Geral de Saúde recomenda três a cinco peças de fruta por dia, sendo que os estudos têm demonstrado que a ingestão de fruta se associa a uma diminuição da mortalidade por todas as causas", explica Sofia Baptista ao Lifestyle ao Minuto.

© Sofia Baptista

Leia Também: Depois de saber isto, nunca mais irá deitar fora as cascas da laranja