Comprar óculos com lentes de proteção contra a luz azul pode não ser assim tão benéfico. A conclusão é de um estudo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews. Revelam que podem não ajudam assim tanto na redução do cansaço e na melhoria da qualidade do sono.

"Pode não haver vantagem em usar lentes de óculos com filtro de luz azul para reduzir o cansaço visual em comparação com lentes normais que não a filtram", revela Laura Downie, uma das autoras do estudo.

Leia Também: Hemorroidas? Usar telefone na sanita pode aumentar drasticamente o risco

As conclusões foram retiradas depois de três ensaios clínicos que estudaram os efeitos da fadiga ocular durante períodos que variaram entre duas horas a cinco dias.

"A luz azul emitida pelos ecrãs de computador tem sido sugerida como uma possível causa de cansaço visual. No entanto, isso permanece controverso. Não há evidências claras de que a luz azul possa causar fadiga ocular diretamente", continua.

Revelou que o ideal é mesmo fazer pausas regulares para evitar os olhos secos e também evitar a exposição antes de dormir que pode evitar a produção de melatonina.

"O uso típico de dispositivos digitais provavelmente não causa danos sérios aos olhos."

Leia Também: Estudo revela o segredo para a felicidade e a resposta pode impressionar