Muitas pessoas começam a pensar em marcar cirurgias plásticas para melhorar a autoestima e alcançar objetivos antes de aproveitar as férias. É, no entanto, importante lembrar que este tipo de cirurgiã exige algum planeamento.

Eduardo Matos, cirurgião plástico e Diretor Clínico da Bívar Clinic, em Lisboa, citado em comunicado, alerta para a importância de "gerir as expetativas e falar com o seu cirurgião plástico sobre o tipo de intervenção e qual o 'timing' ideal para realizar uma cirurgia".

Leia Também: Podia ser o lanche, mas esta mistura de papaia e iogurte é para pele

Segundo o especialista, "a escolha de realizar uma cirurgia estética alguns meses antes do verão pode ser uma excelente ideia para garantir que está completamente recuperado e pode aproveitar as suas férias sem preocupações".

Também deve saber que "a recuperação pós cirúrgica varia conforme o tipo de procedimento realizado". Existem alguns tipos de cirurgia que "exigem mais tempo de recuperação, enquanto outras permitem que retome as suas atividades mais rapidamente", acrescenta.

De qualquer forma deve "considerar o tempo necessário para o pós-operatório e planear as suas férias de forma a relaxar sem limitações". Por exemplo, em procedimentos cirúrgicos mais invasivos, como a lipoabdominoplastia, "recomenda-se um intervalo de pelo menos três a quatro semanas entre a cirurgia e as suas férias (seis semanas no caso de férias de praia)".

Leia Também: É isto que acontece à pele aos 30, 40 e 50 anos (e ninguém lhe conta)

Já em relação aos cuidados pós operatórios a ter em conta, o especialista recomenda que proteja 0as cicatrizes do sol, independentemente da cirurgia plástica realizada porque "a exposição solar direta nas cicatrizes pode prejudicar o processo de cicatrização, causar hiperpigmentações e até deixar marcas visíveis". Em alguns casos, os cirurgiões recomendam massagens nas cicatrizes, uma forma de reduzir os edemas e acelerar o processo de cicatrização.

Independentemente do tipo de cirurgia que está a pensar realizar tem de manter hábitos de dieta e exercício, após a autorização médica, saudáveis. Lembre-se que "a cirurgia estética pode melhorar significativamente o corpo, mas a manutenção desses resultados depende de um estilo de vida equilibrado".

Leia Também: Saiba o que acontece com a sua pele quando bebe álcool