
"O cabrito é um fator adicional de atração. Pretendemos que, através da gastronomia, os visitantes possam conhecer melhor o concelho da Lousã, a serra, as aldeias do xisto e os museus, para além de desfrutarem de espetáculos da programação do Teatro Municipal e de um conjunto diversificado de outras atividades culturais e desportivas", destacou o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes.
Os fins de semana Gastronómicos do Cabrito terão lugar na Lousã, de 25 a 27 de abril e de 01 a 04 de maio, contando com 16 restaurantes aderentes.
Em declarações à agência Lusa, Luís Antunes considerou que a oferta gastronómica, complementada com a restante programação, "são bons motivos para se visitar o concelho da Lousã".
"Estes são bons motivos de promoção do concelho, tirando partido da riqueza e qualidade gastronómica que os restaurantes têm vindo a evidenciar ao longo do tempo. Tendo em conta as edições anteriores, estimamos receber centenas de pessoas", frisou.
De acordo com a Câmara Municipal da Lousã, os 16 restaurantes aderentes irão proporcionar uma diversidade de ementas, com pratos de cabrito em várias versões: assado, grelhado e estufado.
"Cada restaurante tem o seu modelo de funcionamento, a sua ementa, a sua proposta de experiência e logo, também, o seu preçário. Isto permite que se possa aceder a experiências diferentes e com preços diferentes, mas sempre com uma garantia de qualidade", referiu.
Segundo esta autarquia do distrito de Coimbra, este ano assinalam-se duas décadas de Festivais Gastronómicos na Lousã, tendo sido realizados 54 festivais, com 63 restaurantes envolvidos e cerca de 160 mil comensais.
Os Festivais Gastronómicos visam a promoção do concelho e da Serra da Lousã, bem como dos seus produtos endógenos.
Pretendem ainda contribuir para dinamizar o comércio local, a hotelaria e a restauração, diferenciação desta região como destino turístico e, em paralelo, contribuir para a promoção e escoamento de outros produtos associados (artesanato, doçaria).
Leia Também: Detox depois dos excessos da Páscoa? Os conselhos de quem sabe